A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem buscado meios de instrumentalizar e sistematizar o trabalho das suas equipes para melhorar, cada vez mais, a gestão municipal em saúde de Vitória da Conquista. Foi com esse intuito que todos os diretores e assessores da SMS participaram, nesta terça-feira (7), do workshop “Planejar é fortalecer o SUS”, realizado durante todo o dia no auditório da secretaria.

O encontro foi um momento para compartilhar experiências e para apresentar um novo instrumento de trabalho que envolve o planejamento estratégico, para aprimorar a gestão das sete diretorias e assessorias da SMS.

A abertura da atividade foi feita pela subsecretária de Saúde, Kalilly Lemos, que reconheceu o comprometimento de toda a equipe com a gestão pública de saúde do município e ressaltou como as tecnologias que estão sendo implantadas na SMS devem ser usadas em favor da organização dos processos dos diretores com os seus liderados, a fim de alcançar bons resultados.

Na parte da manhã, a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, ministrou uma palestra sobre a liderança em gestão de saúde, ressaltando os passos a serem seguidos por cada setor, incluindo planejamento, engajamento dos profissionais, acompanhamento de processos e atividades, além do compartilhamento de conhecimentos e resultados.

“Temos uma equipe que é muito boa e engajada. São profissionais extremamente capacitados, que já trabalharam em outros lugares e carregam essa bagagem, e agora com uma missão de fazer gestão em saúde pela população gigantesca de Vitória da Conquista. Estamos aqui para somar esforços, compartilhar para não errar, diante de tantas informações que temos na SMS”, afirmou a secretária.

Ainda de acordo com a secretária, novas práticas e instrumentos de gestão estão sendo incorporadas, pois há metas que precisam ser alcançadas para os próximos três anos de gestão e uma força-tarefa será feita para que sejam cumpridas.

Na parte da tarde, o assessor e estatístico da SMS, Stênio Pimentel, apresentou as formas de concretizar o planejamento estratégico de cada setor e uma nova ferramenta de trabalho que, em breve, irá se tornar um aplicativo que permitirá a cada diretor e assessor o acompanhamento das atividades desenvolvidas por suas equipes e avaliação dos resultados.

A coordenadora do Sistema Municipal de Auditoria, Avaliação e Controle, Fernanda Maron, participou do workshop e avaliou que essa troca é extremamente importante para uma melhor gestão dos serviços de saúde. “Nós não somos ilhas. Estamos todos aqui para crescer juntos e a gente não quer que nenhum setor se prejudique. Então precisamos fazer essa troca entre nós, gestores, para fazer o melhor pela população”, finalizou.