2 de Novembro 2024

Dois de novembro é dedicado ao Dia de Finados, data em que os católicos e pessoas de outras religiões cristãs celebram seus entes queridos. Para esse momento, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), organizou os três cemitérios municipais da cidade para a tradicional visitação que marca a passagem dessa data.

Segundo o secretário da Sesep, Luís Paulo, a equipe da secretaria fez  todo o preparo para esperar à população, sabendo que hoje é um dia de reflexão e as pessoas fazem as visitas aos seus entes queridos.  “Além da preparação, que aconteceu durante todo mês de outubro, hoje, no Campo da Paz, estamos com oito servidores; na Saudade, nós temos 12 servidores, e no Kadija,  20 servidores. O objetivo é ajudar as pessoas a identificar os túmulos para fazer a visitação”.

Em todos os cemitérios, as paróquias realizaram missas em homenagem aos finados. No cemitério do Kadija, o responsável pela celebração foi o padre Geneilton Lima, da Paróquia Rainha da Paz. Para ele, a data é de comemoração e reflexão sobre a vida. “Então, é o momento que a igreja sensibiliza os fiéis que estão vivos fazendo-os lembrar daqueles que já nos precedem no reino da glória, levando-os à compreensão da imortalidade da alma, ou seja, o corpo é perecível, mas a nossa alma ela é imortal porque acreditamos que Cristo Jesus ressuscitou e se ele ressuscitou, nós também haveremos de ressuscitar. Esta é a certeza da fé católica”.

Marinalva e sua filha no cemitério do Kadija

Para Marinalva dos Santos Dias, de 68 anos, é uma tradição familiar a visita ao Cemitério do Kadija no Dia de Finados. “Aqui estão sepultados minha mãe, marido, irmão, sobrinho, sogra, sogro, cunhado, tanta gente. Todo ano venho duas vezes, no dia 2 de novembro e na Sexta-feira da Paixão, limpo tudo direitinho, deixo uma flor, acendo uma vela, faço uma oração. É o momento da saudade”.