Nesta terça-feira (31), a comunidade do povoado São Mateus, localizado no distrito de Bate-Pé, recebeu a equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Rural que realizou uma ação comunitária para atendimento do Cadastro Único/Bolsa Família e demais serviços oferecidos pelo Cras.

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ressaltou a importância do deslocamento da equipe da assistência social à comunidade: “Nosso objetivo é estar mais perto da comunidade da zona rural, por isso, nossas equipes não medem esforços para estar aqui e possibilitar o acesso de todos à proteção social por meio do Bolsa Família e do Cras. No mês de outubro, vamos iniciar o Programa SUAS na Comunidade levando a assistência social para todas as localidades do município”.

O espaço para o atendimento foi cedido por Nicinha de Bate Pé

Durante o evento, o coordenador da subprefeitura de Bate Pé, Edilson Gusmão, destacou as ações da Prefeitura para melhorar o abastecimento de água na região: “Nós já solicitamos da Embasa a autorização para utilizar dois grandes reservatórios de água que tem aqui na região, para que os carros pipas não precisem abastecer em Conquista”.

Para organizar a ação, a gerente do Cras, Carla Mascarenhas, contou com a colaboração de Helenice de Jesus (Nicinha de Bate Pé) que cedeu o espaço do seu comércio para o atendimento das equipes e com a ajuda da agente comunitária de saúde Ana Lúcia dos Santos, que convidou as 84 famílias da localidade para participarem do evento. “A Prefeitura está de parabéns, porque nós aqui estamos bem distantes do centro da cidade, o que dificulta o acesso aos serviços da Assistência Social”, comentou a agente de saúde.

A ação beneficiou pessoas como Aline de Jesus Miranda, de 23 anos, que foi atualizar o cadastro do Bolsa Família com as filhas gêmeas Eloisa e Eloá. “Eu vim atualizar meu Bolsa Família e me convidaram para também fazer meu cadastro no Cras. Facilitou muito minha vida”, explicou Aline.