Os proprietários dos caminhões participarão de um sorteio que definirá os veículos responsáveis pela distribuição de água na zona rural

Mais de 300 caminhões-pipa foram vistoriados e credenciados em Vitória da Conquista

De acordo com a Coordenação Municipal de Defesa Civil, mais de 300 caminhões-pipa foram vistoriados e credenciados em Vitória da Conquista, entre os dias 20 e 22 de setembro. Os proprietários participarão de um sorteio por meio do qual serão definidos os veículos que, pelos próximos três meses, atuarão a serviço do Exército Brasileiro na distribuição de água pela zona rural do município. Nos próximos dias, até o início de outubro, o procedimento continua de forma semelhante nos municípios de Caetité e Brumado.

Ao fim do próximo trimestre – tempo de duração do contrato –, um novo processo de vistoria e credenciamento será realizado pelo Exército. “Esse trabalho é de suma importância, pois evita problemas com relação a acidentes e verifica se o carro está em perfeitas condições de uso”, avaliou o coordenador interino da Defesa Civil em Vitória da Conquista, Fernando Fróes. “A comunidade não pode ficar sem água”, acrescentou.

Somente em Conquista, com 37 veículos, a Operação Pipa atende a cerca de 170 comunidades rurais

Somente em Vitória da Conquista, com 37 veículos, a Operação Pipa atende a cerca de 170 comunidades rurais. A fim de possibilitar que a água chegue a um número maior de pessoas atingidas pelos efeitos da estiagem, a Prefeitura mantém em atividade mais três caminhões-pipa contratados diretamente pela Administração Municipal, e ainda um quarto veículo desse tipo, que foi doado pela União. Os quatro caminhões distribuem água em outras 70 comunidades rurais, além das que constam no roteiro do Exército.