Ponto de Abastecimento do povoado de Santo Antônio

Após visita e solenidade no Tiro de Guerra 06-006, na manhã desta terça-feira (14), a agenda do general de Divisão da 6ª Região Militar do Exército Brasileiro, Luiz André Aguiar Ribeiro, em Vitória da Conquista, seguiu com a vistoria da Operação Carro-Pipa (OCP) na zona rural, serviço viabilizado em contrato firmado com o Exército. No município, a OCP é comandada pela Casa Civil, por meio da Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec). 

“Hoje, o general está aqui para fazermos alinhamentos sobre a Operação, que é essencial para a sobrevivência das comunidades rurais durante a seca. O Exército sempre colabora em situações emergenciais, seja na estiagem, em períodos de chuvas ou na distribuição de ajuda humanitária. Essa parceria é de grande importância para o município”, explicou a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas.

A primeira visita da comitiva foi ao Ponto de Abastecimento (PA), do povoado de Santo Antônio, distrito de José Gonçalves, onde foi possível verificar in loco as demandas da localidade. Em agosto deste ano, a Compdec solicitou, por meio de relatório, a ampliação da frota e da capacidade de água para atender a realidade atual da zona rural de Vitória da Conquista. 

General Ribeiro e a coordenadora da Defesa Civil, Rosângela Freitas, com morador da região

“Após o mapeamento e recadastramento de famílias da zona rural realizado pela Defesa Civil de julho a agosto, enviamos a Brasília o pedido de ampliação do serviço, bem como uma intervenção, e estávamos aguardando uma devolutiva. Com a visita de campo, o general Ribeiro pôde ver de perto a situação dessas famílias e foi muito solicito a esse pedido. Teremos um alinhamento posterior com o capitão do Exército para passar as outras demandas, a exemplo da quilometragem que, muitas vezes, os pipeiros afirmam ter divergência com a OCP”, destacou a coordenadora. 

De acordo com dados da Defesa Civil de Vitória da Conquista, 32.364 pessoas da zona rural não têm acesso à água da Embasa. Dessas, as 12.800 são atendidas pelo programa OCP. Outras 19.564 são atendidas pelo Município, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), com a Operação Carro-Pipa Municipal e os Sistemas Simplificados. Com esse novo mapeamento e a solicitação feita pela Defesa Civil, a expectativa é que todas as mais de 30 mil famílias sejam atendidas pela OCP em sua totalidade. Para tanto, tendo em vista a extensão do município e quantidade de povoados, a estimativa é de que sejam necessários mais 37 caminhões para a cobertura total de forma mais efetiva.  

Atualmente, a OCP em Vitória da Conquista conta com 13 carros-pipas, os quais atendem 185 povoados, com o total de 105 m³ de água/ mês (105 mil litros). 

Amanhã (15), a comitiva se deslocará para a vistoria no PA da Fazenda Arame, também localizada no distrito de José Gonçalves.