Defesa Civil
Postado em 19 de novembro de 2025 as 17:06:38
A Prefeitura Municipal, por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), acompanhou, nesta quarta-feira (19), a escavação de uma bacia de contenção provisória no loteamento Vila América, bairro Boa Vista. A intervenção está sendo feita pela empresa responsável por uma obra no local, e tem o objetivo de evitar o alagamento de vias e imóveis, como ocorrido na última semana.
A bacia foi uma solicitação do Governo Municipal como medida emergencial e temporária, a fim de prevenir possível alagamento decorrente das chuvas previstas para os próximos dias. Desde o último dia 9, o Comitê de Gerenciamento de Crise tem atuado em diversas frentes para mitigar os danos das fortes chuvas que atingem a cidade no final do ano.
Coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas destacou a importância da medida para prevenir prejuízos à população. “Na última chuva, não teve por onde escoar a água, e terminou atingindo as casas da rua de baixo, danificando os imóveis. É uma obra particular, nós notificamos a empresa, cedemos essa área do município para construção da bacia, pra que isso não aconteça novamente. É uma medida provisória até a finalização dessa obra”.
Rosa também reforçou as orientações para prevenção em relação às chuvas dos próximos dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Vitória da Conquista está com alerta amarelo para chuvas intensas até esta quinta-feira (20), com maior volume de chuva até a sexta-feira (21).
“Se começar chuva forte, não saiam de casa, principalmente com veículo. Se estiver dirigindo no momento da chuva, procure um lugar seguro para se abrigar. Não enfrente a enxurrada. A chuva pode demorar 30, 40 minutos, e em um segundo você pode perder a vida. Também pedimos para não descartar o lixo fora do horário da coleta. A prefeitura tem feito o seu trabalho, limpando a cidade, mas a população precisa colaborar. A gente encontra colchões, móveis dentro dos canais. O lixo que você joga pode prejudicar alguém mais adiante, um vizinho ou até um parente”, completou Rosa.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número (77) 3229-3456 ou pelo WhatsApp (77) 98856-5070. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.










