Dona Etelvita estava encantada com a beleza das pequenas luzes, com a cascata iluminada e com o grande presépio montado na praça

Tradição passada de geração em geração, as luzes de Natal são consideradas um presente para a cidade

“’Vumbora’ de noite, bisa, que de noite que é bom”. Foi com esse convite da bisneta de oito anos, Nicole Parodi, que dona Etelvita Batista, de 85 anos, decidiu sair de casa para passear na Praça Tancredo Neves. Nicole estava mesmo certa: à noite, a praça está ainda mais especial com a iluminação natalina preparada pela Prefeitura de Vitória da Conquista. A decoração foi inaugurada nessa terça-feira, 12.

Encantada com a beleza das várias cores e formas das pequenas luzes, com a cascata iluminada e com o grande presépio montado na praça, dona Etelvita contou, bastante saudosa: “Eu vinha da mata para comprar verdura e levar para a caatinga. Isso tem pra mais de 70 anos. Tinha uma feira montada bem aqui, antes de ser praça, e agora olha como está bonito”.

Seu Moisés Batista, microempreendedor, foi quem as levou. Filho único de dona Etelvita e avô de Nicole, ele nem sonhava em nascer nesta época relembrada pela mãe. “Mainha sempre nos conta essa história e a gente fica feliz em saber que ela ainda pode ver beleza tão grande quanto essa aqui. É um dos anos mais bonitos”, afirmou. E, com um sorriso orgulhoso, complementou: “Rodo esse Brasil todo, mas sempre volto contente porque como nossa cidade não há igual”.

Foi só a praça ser iluminada que o pipoqueiro Marcelo Oliveira se lembrou, saudoso, da sua infância

Saudades também é o sentimento compartilhado por Marcelo Oliveira de Melo. Pipoqueiro há 22 anos, foi só a praça em que trabalha ficar iluminada que ele se lembrou da infância. “Vinha mais meu pai ajudar com a pipoca. O Natal é a época preferida do povo da praça porque chama muita gente. A gente considera como ‘festa de largo’. Todo mundo gosta”. O pai de Marcelo, seu João Paes Melo (in memorian), foi um dos primeiros pipoqueiros da Praça Tancredo Neves e passou para o filho a profissão que os alimentou por longos anos. “Tenho muito orgulho. Trabalhei em outros locais, mas é vendendo pipoca que eu me realizo”, disse Marcelo.

“É um local lindo para visitar com a família”, afirmou Ana Paula, acompanhada de seu namorado Arthur

Ana Paula Figueira, estudante de Direito, e Arthur Martins, analista de cooperativa de crédito, são mais novos do que o tempo de profissão de Melo. Ambos têm 21 anos, mas disseram que se orgulham da tradição quando vêem as luzes de Natal acesas na Tancredo. “É um local lindo para visitar com a família, sentir o espírito do Natal e lembrar o período que passamos em cidades pequenas”, disse Ana Paula. “Viemos aqui hoje para presenciarmos algo bonito, tradicional”, contou Arthur.

Encantar os conquistenses com a decoração natalina é um desejo antigo do Governo Mais Perto de Você

Presente de Natal – Para o prefeito Herzem Gusmão, presentear os conquistenses com a decoração natalina é um desejo antigo realizado com êxito. “Conquista há muitos anos aprecia diferentes decorações natalinas. Nós fizemos a deste ano com muito afinco, mantendo a tradição. Esperamos que todos apreciem”, desejou o gestor. “Queremos, ao mesmo tempo, uma cidade mais iluminada. Devolvemos ao Cristo de Mário Cravo a árvore de Natal montada na década de 1980 e estamos levando a iluminação de Natal também para a Praça Mármore Neto”, afirmou.

“Em uma época em que estão todos mais sensíveis, a população espera que a cidade esteja mais bonita. Nos comprometemos e cumprimos. Estamos dando essa beleza à Vitória da Conquista”, exclamou a secretária de Cultura, Tina Rocha. “Fizemos uma decoração que consideramos ‘sustentável’ por não ferir a natureza. E isso não tirou em nada o encanto da praça. Eu acredito que o conquistense vai gostar desse presente”, complementou a gestora da pasta.

“Natal Conquista de Luz” – Em comemoração ao Natal e encerramento das atividades do ano, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai promover, entre os dias 19 e 23 de dezembro o Natal Conquista de Luz. As praças Tancredo Neves, Nove de Novembro e Mármore Neto serão palcos de grandes apresentações artísticas: shows, ternos de reis e corais.