Educação
Postado em 17 de dezembro de 2019 as 08:40:05
“Eu aprendo muitas coisas na creche. Aprendo a brincar, respeitar e contar histórias. Quando eu crescer, vou ser contador de histórias” (Carlos Eduardo, 5 anos)
O aluno do Centro Municipal de Educação Infantil Frei Graciano do Santo Elpídio, Carlos Eduardo, de apenas 5 anos, representou cerca de 8 mil crianças de creches e escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista no Seminário de Avaliação do Projeto Buriti Mirim – proposta lúdica, feita em parceria com a Editora Moderna, que tem como objetivos valorizar as descobertas da infância e respeitar os direitos de aprendizagem.
O pequeno fez bonito na abertura do evento realizado no último sábado (14) e mostrou porque a creche do Nossa Senhora Aparecida mereceu o prêmio de destaque na execução do projeto. O orador mirim agradeceu à Secretaria Municipal de Educação e a todas as “tias”. “Eu aprendo muitas coisas na creche. Aprendo a brincar, respeitar e contar histórias. Quando eu crescer, vou ser contador de histórias”. Mas perante a um auditório cheio, Carlos Eduardo demonstrou que já é. Ele contou a história “Era uma vez um gato xadrez” e arrancou aplausos e sorrisos do público.
O projeto consistiu na utilização de técnicas lúdicas e criativas. Além da produção de um livro com a participação das crianças, foram aplicados: jogos, brincadeiras e atividades coletivas que exploraram conceitos, espaços e interações entre crianças, adultos e o mundo que os cerca. “O livro é um objeto essencial só que ele não é nada sem um leitor, sem um mediador. Agradeço muitíssimo pela parceria da Prefeitura e parabenizo as creches pelo trabalho. O empenho dos profissionais de Vitória da Conquista nos surpreendeu”, declarou a representante da editora Moderna, Damares Santos da Silva.
Na oportunidade, o secretário da pasta, Esmeraldino Correia, ressaltou a importância da educação infantil para o Governo Municipal: “Temos o compromisso imenso de trazer a Educação Infantil para o centro, pois é a partir dela que construímos todas as possibilidades educacionais. Nós estamos nos esforçando e esse Buriti Mirim significa muito. É um recurso técnico que facilita o aprendizado pela ludicidade, pelo manuseio. As crianças adquirem habilidades pertinentes a ela própria e na condução desse processo belíssimo estão as diretoras e professoras”.
Logo após receber o prêmio, a coordenadora da creche, falou da alegria de receber esse prêmio: “Estou muito feliz, as crianças estão felizes, o corpo docente está satisfeito e agradecendo por este prêmio. Não tínhamos essa pretensão, mas demos o melhor de nós e as crianças se envolveram tanto no projeto que foi assim nota 10”