A Creche Bela Vista, conveniada com a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizou entre os dias 10 e 12 de novembro a 6ª Mostra Vivências Significativas.

Este ano, o evento trouxe o tema “Uma Infância sem Racismo”. O objetivo principal é promover e valorizar as experiências de aprendizagem e o desenvolvimento das crianças, dando visibilidade às atividades pedagógicas e artísticas realizadas em sala de aula para a comunidade escolar interna e externa. Outro propósito do projeto é evidenciar o empenho dos educadores e a intencionalidade pedagógica por trás das atividades, que são planejadas com base nos interesses das crianças para promover o desenvolvimento integral (cognitivo, físico, social e emocional).

De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Valnice Barbosa Santos, a escolha do tema aconteceu durante a elaboração do plano de ação da Creche Bela Vista na Jornada Pedagógica Escolar 2025. Ainda segundo a coordenadora, a escolha se deve à relevância do conteúdo para a formação de crianças, especialmente na educação infantil, onde os valores e conceitos são moldados. “Projetos sobre racismo para a educação infantil são essenciais para promover a diversidade, o respeito e a empatia entre os alunos. Ao abordar essa temática desde cedo, os educadores podem contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde as diferenças são celebradas e não discriminadas”, afirmou Valnice.

Equipe da Smed presente no evento. No centro, de azul marinho, Valnice, coordenadora da Creche

O material presente no evento inclui literaturas infantis com protagonismo negro; o projeto da Maleta Viajante, envolvendo as famílias; atividades direcionadas para que os responsáveis também produzissem em casa, com as crianças, materiais para a mostra; oficinas de contação de histórias, jogos, dança, música, confecção de instrumentos musicais e desfile durante a Semana das Crianças.

Segundo a presidente-fundadora do Instituto Social Bela Vista, Maria da Conceição Barros dos Santos, a 6ª Mostra Vivências Significativas aconteceu no ano em que a Creche Bela Vista completou 40 anos. “Isso nos fez refletir sobre todo o trabalho desenvolvido até aqui com nossas crianças, adolescentes e famílias. Nossa missão é proporcionar às crianças e adolescentes um espaço que possa trazer uma nova perspectiva de vida onde tenham oportunidades para se desenvolverem e se transformarem em cidadãos atuantes com sólidos valores humanos”.

Ela acrescentou que a mostra foi criada para enriquecer esse trabalho e permitir que as famílias e demais pessoas da comunidade externa conheçam parte do trabalho realizado pela instituição. “E a temática deste ano é de grande importância nesse contexto. Trabalhando com as crianças, percebemos que a discriminação não vem delas, mas é fruto do ambiente”, ressaltou.

Edileia Alves de Jesus é mãe de Marysol Alves de Almeida, matriculada na turma A da classe de 2 anos. Para ela, a Mostra Vivências Significativas é uma oportunidade para as crianças compartilharem suas experiências e aprendizados com a comunidade escolar. Edileia descreve o evento como um momento importante para desenvolver a autoestima e a confiança das crianças, além de mostrar a importância da diversidade e da inclusão.

“Considero o tema extremamente relevante para as crianças da educação infantil, pois é o momento crucial para a formação de valores e atitudes. Abordar o tema do racismo de forma precoce pode ajudar muito na prevenção do preconceito e pode desenvolver na criança empatia e compreensão para que nos traga, cada dia mais, uma sociedade inclusiva e respeitosa. Parabéns à Creche Bela Vista pelo belíssimo trabalho, pela dedicação, pelo comprometimento não só nesta mostra como também em todos os trabalhos que realizam, proporcionando um ambiente acolhedor e estimulante para que nossas crianças cresçam e se desenvolvam de forma saudável e feliz”, agradeceu.

Participação Especial

Os trabalhos produzidos pelas crianças neurodivergentes tiveram um espaço de destaque dentro do estande das suas respectivas turmas. O projeto social “Adolescentes em Ação: a Arte de Aprender”, desenvolvido com crianças e adolescentes de 7 a 14 anos na Creche Bela Vista (matutino), também esteve presente com um estande na mostra.

Como acontece em todas as edições, foi reservado um espaço na Mostra para o projeto Educação Alimentar Nutricional (Educan), cujo currículo integra as vivências da Educação Infantil. Compondo a proposta de conteúdo do evento, o estande teve o título “Educan na África”. Houve a montagem de uma feira livre com frutas, legumes, verduras, especiarias e ervas medicinais que fazem parte de nossa alimentação e são de origem africana.

Creche Bela Vista 

O Instituto Social Bela Vista é uma instituição comunitária que possui convênio com a Prefeitura de Vitória da Conquista. No dia 22 de fevereiro deste ano, completou 40 anos de fundação. Atualmente, a instituição atende 264 crianças, sendo as turmas de 2 e 3 anos em tempo integral (5 turmas) e as turmas de 4 e 5 anos nos turnos matutino e vespertino (8 turmas).