Implantado em 2011, o serviço está presente nos distritos de José Gonçalves, Bate-Pé, São João da Vitória e São Sebastião.

Em cada uma das quatro unidades do Centro de Referência de Assistência Social Rural (Creas Rural), em média, 15 pessoas recorrem diariamente às orientações da equipe formada por psicólogos, assistentes sociais e advogados. E por ser pioneira na implantação desse centro na zona rural, Vitória da Conquista se tornou referência em todo o país, em serviços socioassistencias de média complexidade.

Implantado em 2011, o serviço, desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação Municipal de Proteção Especial, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, está presente nos distritos de José Gonçalves, Bate-Pé, São João da Vitória e São Sebastião. No último ano, 483 pessoas se inscreveram no serviço e outras mil, entre crianças, adolescentes e idosos, tiveram suas demandas atendidas.

Cássia Cardoso durante atendimento no Creas Rural de José Gonçalves

Segundo a coordenadora e psicóloga do Creas Rural, Cássia Eugênia Cardoso, o serviço atende pessoas que tenham sido vítimas de qualquer forma de violência – física ou psicológica –, cujos direitos tenham sido violados, e os vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. “Prezamos por facilitar o acesso do usuário da zona rural ao serviço especializado, garantindo a todos que são vítimas de violência o atendimento psicossocial e jurídico necessário para a promoção de direitos e cidadania”, explicou.

As ações desenvolvidas pelo Creas Rural consistem em um trabalho multidisciplinar, no qual coordenador, psicólogo, assistente social, advogado e educadores sociais procuram construir um projeto de intervenção adequada para cada usuário. A equipe ainda facilita o acesso aos benefícios do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), procedendo a inscrição dos usuários no Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de inseri-los na rede associacional do município.