Aos 12 anos, Artur Chaves e Isabella Carvalho apresentam o Cras Show

Sabe aquele programa da tarde que junta muita música, dança, receitas, artesanato e entrevistas? Famílias do Jardim Valéria e bairros próximos puderam participar ao vivo dessa programação na tarde de quarta-feira (03). No Cras Show teve tudo isso misturado com a alegria da criançada e dos adolescentes integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Valéria, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social.

Representando o prefeito e sua secretaria, a vice-prefeita e também secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, prestigiou o evento. Para Lemos, as ações do Cras Jardim Valéria se destacam no município. A gestora expôs uma das razões: “Isso dá certo porque tem parceria. Se Cras Jardim Valéria se destaca é porque, além da equipe que trabalha muito, o Centro tem a colaboração dos pais e a vontade das crianças. Fico assim muito contente e a agente acredita que daqui vai sair bons frutos”.

Parceria da família é importante para sucesso das ações, diz a secretária Irma Lemos

“Estamos celebramos oito anos do Cras Jardim Valéria e realizamos nessa tarde o Cras Show, que tem o objetivo de promover a proteção e a prevenção, além de todos os serviços que temos aqui. Realizamos essas ações para trazer os pais para o Centro de Referência e para mostrar a eles o que é trabalhado com seus filhos durante todo ano”, declarou a gerente do Cras Jardim Valéria, Eliude Bonfim.

A educanda Laisa Santos, de 15 anos de idade, por exemplo, entrevistou o diretor municipal de Assistência Social, Michael Farias, que também esteve no Cras Show. “Para mim foi ótimo, porque um programa de televisão é a primeira vez. Tem vários anos no Cras e é a primeira vez que tem um evento assim aberto para todo mundo ver”. Ela só participa do SCFV até este ano. “Pra mim está sendo como despedida esse programa. Tá sendo difícil pra mim pois vou embora da cidade. O serviço fez uma diferença na minha vida, através dele tive conhecimento com várias pessoas, até mesmo o prefeito eu tive a oportunidade de conhecer”.

Luciane Oliveira está satisfeita com os serviços oferecidos pelo Cras

Já para Luciane Oliveira, mãe do educando Luís Otávio de 7 anos de idade, tudo era novidade. Ela estava satisfeita com tudo o que via. “Olha, é maravilhoso! Eu nem sabia que existia o Cras aqui e eu moro aqui há 28 anos e 8 meses. Eu descobri aqui tem quatro meses. Agora pronto, até eu venho pra cá. Meu filho gosta demais. Aqui é muito bom”, disse a mãe.

Segundo a educadora social do SCFV, Laís Pinheiro, a temática deste ano é voltada a questão da autoestima, buscando incentivar o protagonismo juvenil, o desenvolvimento emocional e social. “Temos visto o interesse dos educandos e isso nos deixa muito felizes e gratificados”, afirma a educadora. Laís salienta que todos esses projetos são realizados em conjunto com os instrutores das oficinas oferecidas pelo Cras.

Ivanir (segunda à esquerda) e suas colegas da oficina de pintura

“Gostei muito. Esse evento foi maravilhoso”, disse Ivanir de Almeida de 71 anos, que participa das oficinas de pintura e crochê. “Moro no Campinhos e toda quarta passo a tarde aqui com as professoras e elas nos tratam muito bem. Estou fazendo agora o que no tempo de nova eu não fazia. Estou muito satisfeita”, comentou ainda dona Ivanir.

O projeto “Programa de TV” foi realizado em parceria com a Produtora de Vídeo (Provídeo) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).