Desenvolvimento Social
Postado em 22 de agosto de 2019 as 21:34:11
Cerca de 40 famílias que integram o programa Primeira Infância no Suas, vinculadas ao Cras Pedrinhas, se reuniram pela primeira vez na tarde dessa quarta-feira (22). O encontro teve como objetivo promover um momento de integração, informação e lazer para essas pessoas, além de levá-las a conhecer melhor a estrutura e os serviços oferecidos pelo Cras.

Apresentação de coral, serviços do CadÚnico e Bolsa Família, palestra e momento de beleza integraram a programação da tarde
O programa Primeira Infância no Suas atende a crianças de 0 a 3 anos e gestantes, com a proposta de fortalecer, desde cedo, os seus vínculos familiares. Toda semana, essas famílias recebem a visita de um mobilizador do programa, que acompanha o desenvolvimento e as necessidades da criança, fazendo os encaminhamentos e orientações necessárias, além de aplicar atividades lúdicas.
“Se a gente consegue fortalecer a família com a criança desde muito pequena, a gente pode prevenir algumas vulnerabilidades no futuro”, explica a gerente do Cras, Irlane Gomes. “Então a gente tem esse trabalho único, para que essa criança cresça em um ambiente que tenha um vínculo estabelecido, que tenha uma relação de confiança estabelecida”, completa.

Da esquerda para a direita: a mobilizadora Keila Silva; a gerente do Cras, Irlane Gomes; e as mobilizadoras Josélia Brito e Marina Cunha
A mobilizadora Marina Cunha conta que o programa funciona como as “pernas” do Cras, pois como muitas mães gestantes ou com filhos pequenos têm dificuldades em ir até o serviço, os mobilizadores levam o serviço até elas. “A gente atua como uma ponte da informação que é garantidora de direito do Cras. A gente oferece alguns serviços do Cras, com acesso a benefícios, porque muitas famílias moram no território mas não conhecem o Cras”, diz.
Durante a tarde, as mães que participaram do encontro tiveram acesso a uma palestra sobre “Verdades e Mitos na Amamentação”, serviços do CadÚnico e do Bolsa Família, apresentação de coral, momento informativo com o Centro de Referência da Mulher (Crav) e ação de beleza com esteticista e maquiador.

Catiane participou do encontro com os filhos Ezequiel e Samuel
“A gente, que fica o dia todo em casa, cuidando de criança, quando a gente acha oportunidade desta, de estar presente com vizinhos, amigos e outras pessoas, é muito bom”, avalia Catiane Ferreira, mãe do pequeno Ezequiel, de 2 anos, que participou do encontro. Ela conta que só havia ido uma vez à sede do Cras, e agora finalmente está conhecendo os serviços ofertados pelo equipamento.
Participando do Primeira Infância no Suas há pouco mais de um ano, Catiane diz que a ação lhe ajuda com orientações e informações necessárias para o bem-estar do seu filho. “Eu gosto muito, porque sempre tem alguma coisa que eu preciso, eles adiantam tudo pra mim, passam em dentista, médico, psicólogo. O acompanhamento pra mim é muito bom”, conta.







