Usuários da Assistência Social de Vitória da Conquista festejam o carnaval

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Pedrinhas e do Nova Cidade entraram em clima de festa. Durante essa semana pré-carnaval, os usuários e as equipes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estiveram envolvidos nos preparativos do baile de carnaval, que foi realizado na tarde de ontem (27), nas sedes das duas unidades.

Segundo a gerente do Cras Pedrinhas, Eliúde Bonfim, a atividade de descontração foi voltada para o grupo intergeracional a fim de proporcionar a socialização entre pessoas de diferentes idades. “Nosso objetivo principal é potencializar a socialização do grupo. Com esse tipo de iniciativa, a gente consegue proporcionar que eles se sintam pertencentes ao território, pertencentes também à comunidade e aos próprios festejos carnavalescos, garantindo o acesso à convivência e o acesso à cultura”, pontuou a Eliúde.

Para a gerente do Cras Nova Cidade, Regina de Deus, promover festejos para os usuários do território é essencial para a garantia do acesso à cultura popular brasileira, à manifestação da identidade e da diversidade. “Essa atividade é uma maneira de preservar a cultura de uma festa típica brasileira que traz alegria, divertimento e interação entre os usuários e a efetivação de um dos três eixos do serviço onde a convivência social traduz a essência dos serviços da Proteção Social Básica”, explicou Regina.

Os dois bailes contaram com apresentações musicais, entrega de brindes, marchinhas antigas de carnaval, espaço ornamentado, máscaras e colares havaianos confeccionados pelos próprios usuários. Para Ordelina Maria Santas, moradora do cruzeiro, o evento foi uma oportunidade de celebrar. “É muito bom. Essas festas de carnaval são muito tradicionais. Eu adoro. Sempre estou aqui para participar de todas”, contou a usuária.

No Cras Nova Cidade, ao som do tambor de Edy Rasta, Maria Aparecida Ferreira relatou que o evento causou muita alegria entre os frequentadores da unidade. “É um lindo evento para mim. Estou me sentindo uma adolescente não só pelo carnaval, mas por tudo que o Cras representa. Ele representa o lar, acolhimento, amor, aconchego. Aqui, eu faço amizade, faço curso e aprendi muita coisa”, afirmou dona Maria.