Desenvolvimento Social
Postado em 23 de novembro de 2018 as 18:43:28
O dia da consciência negra é celebrado no dia 20 de novembro em todo território nacional. A data que faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, tem como principal objetivo promover a reflexão a respeito do espaço do negro na sociedade, toda a história de luta que ainda vem sendo escrita para conseguir ocupar espaços que deveriam ser garantidos.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Miro Cairo reconhece o dia da consciência negra como uma data de extrema relevância e digna de toda a atenção. Pensando nisso, no dia 22 de novembro a coordenação promoveu atividades com os usuários a fim de despertar os olhares para o reconhecimento deste dia.
Para Lidiane Silva, enquanto negra e mãe, a iniciativa do Cras é extremamente enriquecedora: ‘’Respeito é algo que, infelizmente, não é em todo lugar que se encontra, principalmente quando você é negra numa sociedade que te fere, quando você tem um filho que tem um cabelo crespo e grande e você percebe os olhares das pessoas. Isso machuca, então acho muito importante que essa data não passe em branco’’, afirma Lidiane.
A gerente do serviço, Liliane Soares, diz que a consciência negra precisa ser discutida e celebrada por ser um grito de resistência numa sociedade extremamente racista: ‘’Estamos fazendo uma festa com ritmos que tenham a influência africana. Trouxemos trancistas para participar deste momento, um grupo de percursão do Cras também se apresentou, então as famílias tiveram um maior interesse em prestigiar o evento para ver os seus filhos tocando. Reconhecemos o valor desta data e lutamos para que a nossa voz nunca se cale’’, pontua Liliane.