Com o objetivo de possibilitar diversos benefícios aos jovens brasileiros, foi criado em 2015, o Programa de Identidade Jovem, ou ID Jovem, através da parceria entre a Secretaria Nacional de Juventude e a Caixa Econômica Federal. Ele é voltado a pessoas com idade de 15 a 29 anos e com renda familiar de até dois salários mínimos.

Em Vitória da Conquista, o serviço é oferecido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico (Semtre), por meio da Coordenação da Juventude, localizada na avenida Bartolomeu de Gusmão.

Entre as vantagens do programa, há o oferecimento da meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, além de duas passagens gratuitas e outras duas com 50% de desconto em viagens interestaduais feitas em ônibus convencional, trem ou embarcação. Além destes benefícios, há ainda a isenção de taxa na inscrição do Enem e também na emissão da Carteira de Identidade Estudantil.

A coordenadora Municipal da Juventude, Melry Amaral, fala sobre as etapas de cadastro do ID Jovem: “é necessário, em primeira instância, que o jovem possua os requisitos necessários e que tenha seu Número de Identificação Social (NIS) atualizado. A partir daí, ele poderá se cadastrar pelo aplicativo do ID Jovem no celular, pelo computador, ou ainda comparecer até a Coordenação da Juventude em caso de dúvidas”, explica. Ela ainda menciona que, caso não possua o NIS, ele deve procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Apesar de toda a facilidade de acesso ao ID Jovem, a coordenadora ressalta que a procura tem sido pequena. “A capacidade de adesão é de 29 mil jovens, temos ainda cerca de 900 cadastros”, informa Melry. Sobre a questão dos recursos oferecidos ao programa, ela esclarece que não há um limite estabelecido: “a proposta da Secretaria Nacional da Juventude é a de abranger o maior número de jovens possível”.

A coordenadora ainda complementa sobre o ponto principal de procura ao programa: “vêm geralmente em busca do auxílio com as viagens, muitos por conta do vestibular e isso já é um auxílio importante”, garante. Em relação à aquisição das passagens, a coordenadora ainda pondera que, apesar de serem garantidas, são disponibilizadas pelas empresas de maneira limitada, “por isso é necessário ao jovem ir horas antes da viagem para saber se o lugar já está reservado, pois, há um número de vagas limitadas para o programa”, finaliza Melry.