Notícias
Postado em 9 de dezembro de 2025 as 14:45:49
e atualizado em 6 de janeiro de 2026 as 17:55:40
Com o objetivo de fortalecer os conselhos locais de saúde no estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da Política Municipal de Saúde, a Prefeitura de Vitória da Conquista, em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), está promovendo treinamentos para os conselheiros. As atividades envolvem dinâmicas e palestras sobre a importância do controle social e o papel de cada conselheiro nesses espaços.

Um desses encontros foi realizado na tarde desta segunda-feira (8), para os conselheiros da Unidade de Saúde da Família do bairro Patagônia. Na oportunidade, a professora da Ufba e conselheira de saúde, Nívea Silveira, falou aos presentes sobre a importância de ouvir as demandas da população para o fortalecimento do SUS. “Incentiva a participação no Conselho Local de Saúde, fortalecendo o controle social do bairro para que haja um acolhimento de fato das demandas da comunidade, nas ações de saúde que são feitas.”

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, lembrou que até o momento, 60% dos 44 conselhos de saúde existentes no município, tanto na zona rural quanto na zona urbana, uma média de 700 pessoas, já foram capacitados e a expectativa é de que, até o início de 2026, todos os conselhos sejam contemplados com o treinamento. Ao todo serão mais de 1000 pessoas capacitadas. “Queremos cada vez mais capacitar todos os nossos conselheiros, usuários, trabalhadores de saúde, para fortalecer o nosso sistema único de saúde”.
- Nívea
- Fernanda
- Társis
- Maria de Fátima
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tarsis Gonçalves, é necessário que a comunidade entenda seus direitos e deveres para cobrar do poder público as melhorias para a comunidade. “Eu acredito que só através da educação a gente consegue transformar a realidade da nossa saúde”.
Agente de saúde há 26 anos e ex-conselheira, Maria de Fátima Santos destacou as contribuições do conselho na aquisição de melhorias para o bairro e convidou a população para se engajar mais nas atividades. “Nós trabalhamos há mais de 25 anos com o conselho. Nossa comunidade é bastante grande e é preciso participar mais, é por meio das reuniões do conselho que se discutem as necessidades da população”.
Outros conselhos
A capacitação já chegou também a outros conselhos locais da zona urbana e rural do município, a exemplo Jardim Valéria 3, Vila Serrana, Urbis V, Pradoso, Cercadinho, Veredinha e São João da Vitória.
- Capinal
- Simão
- Veredinha
- Jardim Valéria 3
- Nelson Barros
- Nestor Guimarães
- Bruno Bacelar
- Cae II
- Recanto das Águas
- Cercadinho
- Roseira
- Cidade Modelo
- Vila América
- Pradoso
- São João da Vitória
- Lagoa Formosa
- Jardim Valéria 1 e 2
- Miro Cairo
- João Melo
- Panorama
- Morada dos Pássaros
- Urbis V
- Lagoa das Flores 1
- Vila Serrana

































