O Conselho Municipal de Cultura (CMC) realizou a primeira reunião mensal de 2026, na Casa Memorial Régis Pacheco, com uma pauta voltada ao fortalecimento das políticas culturais de Vitória da Conquista. Os pontos principais do encontro foram a atualização do regimento interno e o lançamento de uma consulta pública digital.

Membros do Conselho Municipal de Cultura durante reunião

O presidente do Conselho, Washington Rodrigues, destacou a importância da reunião e os principais temas abordados: “Tivemos a apresentação do novo regimento interno do Conselho, que estava bastante defasado, e agora ele será submetido aos conselheiros para aprovação final, além da indicação dos nomes que serão contemplados com a Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha”.

Outro ponto de pauta foi a definição dos homenageados com a Medalha Mérito Cultural Glauber Rocha. A honraria será entregue no dia 14 de março, Dia Municipal da Cultura, como reconhecimento a personalidades e entidades que impulsionam a difusão cultural no município.

Para a secretária executiva do conselho, Maíza Leite, o momento é de intensificar o diálogo e o controle social. A principal novidade aprovada foi a consulta digital do Plano Municipal de Cultura, que utilizará a plataforma municipal Governando com Pessoas. “Essa ferramenta vai ampliar os mecanismos de participação, permitindo que a construção do Plano Municipal de Cultura seja feita de forma colaborativa com toda a sociedade”, explicou Maíza.

O Conselho Municipal de Cultura é um órgão normativo, deliberativo e consultivo sobre todos os assuntos culturais de competência do Município. Cabe a ele elaborar e reformar o regimento interno, emitir pareceres sobre programas culturais, além de acompanhar a aplicação de fundos destinados aos planos de cultura.