Foi iniciada na manhã desta quinta-feira (7), a II Conferência de Saúde Mental de Vitória da Conquista, com uma live transmitida pelo YouTube, com a presença da prefeita Sheila Lemos, a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, e da presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Lúcia Dórea. O tema central da Conferência aborda a “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Veja na íntegra a abertura da Conferência de Saúde Mental.

Na abertura, a prefeita destacou a importância de falar sobre esse tema, ainda muito estigmatizado, e compromisso social de fazer avançar a saúde mental no município com políticas públicas em todas as etapas e modalidades, com a melhoria do acesso aos serviços pela população e da qualidade das ações. “Neste intuito, nós vamos inaugurar aqui no município a nova estrutura do CAPS II e também, ainda este ano, uma nova unidade de acolhimento para adultos. Estamos fazendo o nosso trabalho, com muitas dificuldades, mas é preciso que trabalhemos juntos para trazer melhorias para a nossa cidade e região”, afirmou a gestora.

A presidente do CMS, Lúcia Dórea, ressaltou em seu discurso de abertura, que a pandemia deixou muita gente em situação de vulnerabilidade e isso tem isso muito preocupante. “Nós somos responsáveis por essa sociedade e temos a obrigação de construir com os demais poderes, para que a população se torne menos vulnerável. Vamos trabalhar para que nós tenhamos mais serviços sociais dentro do nosso município, porque precisamos de uma sociedade equilibrada, com políticas públicas que funcionem”, pontuou.

Após a abertura, o psicólogo e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), João Mendes, que abordou sobre a Lei 10.216, conhecida com a Lei da Reforma Psiquiátrica aprovada em 2001, que inaugurou uma nova modelo de cuidado em saúde mental em liberdade, refletindo sobre as consequências dessa lei, o que foi alcançado e o que ainda precisa ser conquistado.

A Conferência continua até esta sexta-feira (8) com trabalhos em grupo de cada eixo, com discussões, leitura e votação das propostas elaboradas nas pré-conferências, de forma on-line somente com os delegados. O encerramento será transmitido ao vivo pelo Youtube, a partir das 14h.