O Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR) realiza, nesse sábado (28), as eleições de conselheiros dos segmentos da sociedade civil e da Diretoria, referente ao biênio 2018/2020. A sessão plenária terá início às 14 h, na sede da Coordenação Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COOPIR), situada no Centro Cultural Glauber Rocha.

A habilitação para votar e ser votado se dará através de inscrição em apenas um dos segmentos do COMPPIR. As inscrições começaram no dia 09, mas ainda há tempo para se inscrever antes da assembléia, no período das 9h às 11h e das 15h às 17h, na sede da COOPIR. No ato de inscrição, cada participante escolherá o segmento do qual participará da mini-plenária.

Já as inscrições das Chapas concorrentes à Diretoria, ocorrerão no dia 28 de julho, logo após o resultado da eleição para Conselheiro. A comissão eleitoral é composta por: Cleiton Alves Batista – Sociedade Civil, Lázaro Vieira Santos – Sociedade Civil, Maria das Graças Alves de Souza – Sociedade Civil, Lindinalva Rodrigues Araújo – PMVC e Roberto da Silva Santos – PMVC, nomeados através da Portaria nº 003/2018, datada de 21/06/2018, publicada no Diário Oficial do Município, dia 25/06/2018.

Formado por 14 representantes do Poder Público e 14 representantes da sociedade civil, o Comppir garante o combate ao preconceito, à discriminação, ao racismo e à intolerância religiosa, bem como a promoção da igualdade racial e o desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais.

Veja quais segmentos estarão representados na próxima composição do Conselho:

  1. um (a) representante das Comunidades Quilombolas / Indígenas;
  2. um (a) representante dos Grupos de Capoeira;
  3. um (a) representante do Movimento Hip Hop;
  4. um (a) representante das Religiões de Matriz Africana;
  5. um (a) representante dos Estudantes Cotistas;
  6. um (a) representante dos Estudantes Secundaristas e Pré-Vestibulandos;
  7. um (a) representante dos Movimentos Pelos Direitos Humanos e Pela Igualdade Racial;
  8. um (a) representante dos Movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT;
  9. um (a) representante dos Movimentos Culturais Afros;
  10. um (a) representante da Juventude Negra;
  11. um (a) representante das Mulheres negras;
  12. um (a) representante dos Católicos;
  13. um (a) representante dos Evangélicos;
  14. um (a) representante dos Espíritas.

Para mais informações sobre o processo eleitoral, clique no Edital Nº 001/2018