Governo
Postado em 21 de julho de 2019 as 06:48:04
e atualizado em 30 de julho de 2019 as 11:34:37

José Gonçalves possui aproximadamente seis mil habitantes
Pouco mais de 20 quilômetros separam a Praça Tancredo Neves, local que marca a batalha que deu origem ao município de Vitória da Conquista, de um de seus mais antigos e importantes distritos: José Gonçalves. Popularmente conhecido como “Guigó” – em referência à grande presença de macacos guigós (Callicebus Coimbrai) no passado – o distrito possui hoje aproximados seis mil habitantes, segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Localizado próximo ao Distrito Industrial do Imborés, José Gonçalves tem como atividades agropecuárias a criação de caprinos e ovinos, além do cultivo de milho, mandioca e feijão, por pequenos produtores. Além disso, em alguns de seus povoados, como Itapirema, Itaipu e Lagoa dos Patos, destaca-se a presença abundante de minérios utilizados como matéria-prima na construção civil, a exemplo da diatomita (cimento), a gnaisse (brita) e o mármore, explorados por empresas de mineração.

Almiro Amorim é um dos moradores mais antigos da localidade
Primeira área habitada – “Foram os mesmos fundadores de Conquista que fundaram José Gonçalves”, é o que garante um de seus mais antigos moradores, Almiro Amorim, de 78 anos.
Um dado importante é que José Gonçalves não é apenas o mais antigo, mas o primeiro território ocupado em toda a área do Planalto da Conquista. Isso porque, antes mesmo da fundação do Arraial da Conquista (primeiro nome dado à cidade), em 1783, as tropas e a própria família do fundador – o sertanista João Gonçalves da Costa – se instalaram no local em que hoje está o distrito.
Almiro ainda relata que, em meados dos anos 30, nos tempos dos “coronéis”, era comum haver conflitos armados relacionados às intensas disputas políticas locais. O fato histórico também deixou suas marcas por lá. “Dá pra notar que algumas casas possuem as paredes largas, reforçadas, para que não fossem derrubadas por tiros. Eram tempos difíceis, em que as pessoas tinham medo de uma possível guerra civil”, explica o morador.
Personagens históricos – Dona Ziza Correia Meira, de 74 anos, nasceu e foi criada no distrito em que seu pai, Moisés Meira, construiu a primeira unidade escolar: o Colégio de José Gonçalves. Mais tarde, a instituição ganharia o nome de Centro Municipal de Educação Moisés Meira. A escola, que neste ano completou 70 anos, atende hoje a 782 alunos de toda a região e é mantida pela Prefeitura.
Ziza esclarece que muitas benfeitorias , como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, foram feitas, à época, pelos Correia. Essa família é a mesma do primeiro intendente de Vitória da Conquista no período republicano, Joaquim Correia Melo, nomeado em 1892.

Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura vai inaugurar em José Gonçalves a sua primeira Subprefeitura, com sede instalada na Praça da Matriz.
Ações da Prefeitura – Além de reconhecer a importância histórica de José Gonçalves, a Prefeitura Municipal tem a cada dia mais direcionado suas atenções não apenas ao distrito, como a todas as comunidades rurais.
O Governo Municipal pavimentou recentemente uma de suas ruas mais importantes, a Sete de Setembro. Ainda em 2018, foi entregue uma nova ambulância à Unidade de Saúde da Família (USF), e a estrada que liga ao povoado da Roseira também foi recuperada.
Em 2017, o local foi escolhido para receber a primeira edição do Projeto Prefeitura Móvel. Nesta sexta-feira (26), a Prefeitura irá inaugurar em José Gonçalves a sua primeira Subprefeitura, com sede instalada na Praça da Matriz.