Educação
Postado em 13 de fevereiro de 2025 as 16:11:45
Nesta quinta-feira (13), foi realizada a primeira reunião do Comitê Gestor Intersetorial da Busca Ativa Escolar (BAE). O encontro, que aconteceu na sede do Conselho Municipal de Educação (CME), discutiu os dados de abandono e de evasão escolar no município e estabeleceu estratégias de intervenção para este ano.
De acordo com a coordenadora do BAE, Natilaane Brito, esta foi uma reunião de planejamento para as ações de 2025 e de rever as documentações que regulamentam o fluxo de frequência, a exemplo da Portaria 02/2021, que apresenta o trabalho da equipe e já necessita de algumas atualizações.
Natilaane também informou que foi iniciada a discussão da matrícula a qualquer tempo aprovada pelo CME em dezembro. “Garante aos alunos que chegam no decorrer do ano, após período regular de matrículas, não só a matrícula, mas também as garantias de frequentar, do direito à aprendizagem e de concluir o ano letivo com sucesso na trajetória escolar”.

Natilaane
Logo após o período de matrícula dos alunos da própria rede, a Busca Ativa começou a trabalhar. “Desde janeiro estamos em contato com as famílias dos alunos matriculados na rede e que não tinham renovado. Estamos conseguindo trazer esses alunos de volta”, relatou.
No último Selo Unicef conquistado pelo município, a Busca Ativa não só alcançou a meta, como ultrapassou em mais de 70% a rematrícula de alunos que estavam em situação de abono escolar.
O BAE é intersetorial com integrantes das Secretarias Municipais de Educação (Smed), Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS) e Conselhos Tutelares. Também participam, a Coordenação de Legalização Escolar e o Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência (NPMV) nas escolas.