A Coordenação Executiva do Comitê Municipal de Gestão Colegiada da Rede de Cuidados e de Proteção Social das Crianças e dos Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência (CMRPC) se reuniu, nessa quinta-feira (18), para discutir os procedimentos de encaminhamento dos núcleos setoriais aos conselhos tutelares, bem como o alinhamento do fluxo e do protocolo adotado em Vitória da Conquista.

O encontro aconteceu no Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cidca) e contou com a participação de representantes da Gerência de Relações com o Sistema de Garantia de Direitos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), do Núcleo de Prevenção e Monitoramento da Violência da Secretaria de Educação (Smed) e do Grupo de Trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Segundo o representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) na Coordenação Executiva do CMRPC, Joabe Oliveira, os pontos discutidos vão dar celeridade às ações de proteção e combate à violência contra crianças e adolescentes do município. “É muito importante que nós possamos manter esse diálogo com o Conselho Tutelar e com os Núcleos setoriais, a fim de alinhar questões de encaminhamentos, de referência e de contrarreferência. Isso, consequentemente, fortalece a rede e a torna mais eficaz na proteção de crianças e adolescentes”, disse Joabe.

Para a coordenadora do Conselho Tutelar Zona Oeste e que também representa os Conselhos Tutelares na Coordenação Executiva do CMRPC, Dayane Santiago, o constante diálogo entre os atores contribui para o aprimoramento das ações de garantia de direitos da infância e juventude de Vitória da Conquista. “Essas discussões são de suma importância para que a gente possa garantir os direitos das crianças e adolescentes. É importante também que isso aconteça de forma uniforme, para que essa criança possa ser assistida por toda a rede: Saúde, Educação e Assistência Social”, pontuou Dayane.