Defesa Civil
Postado em 10 de novembro de 2025 as 12:00:21
Após passar a noite em campo atendendo a população atingida pela chuva de domingo (9) e monitorando os pontos críticos onde houve alagamentos, o Comitê de Gerenciamento de Crise do Governo Municipal se reuniu na manhã desta segunda-feira (10), no Gabinete da Chefia do Poder Executivo, para avaliar a situação e planejar as ações que serão executadas pela Prefeitura.
Segundo a Defesa Civil, Vitória da Conquista recebeu uma média de 57,62 mm de chuva em menos de 45 minutos, além de muito vento (70 km/h), trovões e relâmpagos. O maior índice foi registrado no bairro Patagônia, com mais de 70 mm. Desde a noite de domingo, a Defesa Civil já recebeu 52 chamados da população.
O relatório da Defesa Civil aponta a queda de árvores nas zonas rural e urbana, que já foram retiradas, quatro imóveis danificados, alagamento em pontos do bairro Jurema e Vila América. Um carro que caiu no canal da Avenida Caracas foi encontrado na manhã de hoje, pela equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), na Bartolomeu de Gusmão, cerca de 500 metros do local.
“Nós presenciamos um temporal, com alguns prejuízos materiais, e colocamos toda a nossa equipe em campo para atender a população, porque o nosso compromisso maior é com a preservação da vida. Tivemos a situação do carro arrastado pela força da água, e graças a Deus o motorista se salvou. Hoje, a nossa missão foi atender às famílias, limpar as ruas, monitorar os canais e encontrar esse carro para evitar que ele obstrua o canal e impeça a descida da água em caso de novas chuvas, o que poderia gerar alagamentos em outros pontos”, disse a prefeita Sheila Lemos, acrescentando que o monitoramento continua por toda a cidade.
Medidas adotadas
Além do atendimento emergencial durante a chuva e o pós-chuva, com limpeza das ruas e desobstrução de canais, a Prefeitura adotou algumas medidas, como o aluguel social para as famílias atingidas, que será viabilizado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). Como prevenção, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) interditou temporariamente o Poço Escuro para evitar riscos aos visitantes, já que o local é rodeado de árvores. Outra ação imediata será o encaminhamento de todas as ocorrências à Defesa Civil Nacional.








