Gabinete da Prefeita
Postado em 3 de março de 2026 as 14:00:13
O Comitê de Gerenciamento de Crise se reuniu nesta terça-feira (3), no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, para avaliar as ações empreendidas pelo Governo Municipal em resposta às consequências das chuvas que atingem o município desde a última semana. Durante o encontro, liderado pela prefeita Sheila Lemos, e com a presença de secretários e técnicos da Administração, foi feito um balanço das intervenções realizadas até aqui e um alinhamento das próximas ações a serem empreendidas.
Ao longo da reunião, foi avaliado que a mobilização rápida do comitê, especialmente desde a noite de sábado (28/02), permitiu uma resposta ágil e eficiente às consequências das chuvas que atingiram a cidade — num volume que superou em mais de três vezes a média histórica para o mês de fevereiro.
A Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) destacou que a suspensão das aulas na Zona Rural facilitou os trabalhos das equipes no atendimento às demandas em algumas localidades. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), a Zona Rural do município respondeu bem às chuvas, com alguns danos pontuais. As aguadas e barragens estão cheias, e não há pessoas ilhadas, já que as estradas prejudicadas já estão sendo recuperadas, e foram estabelecidas rotas alternativas. Algumas unidades de saúde e escolas também tiveram suas estruturas atingidas por conta da água, e as equipes já estão atuando para realizar os reparos necessários, garantindo que os atendimentos e as aulas sejam normalizadas o quanto antes. E as famílias desabrigadas e desalojadas estão recebendo o apoio e acompanhamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
A prefeita Sheila Lemos afirmou que recebeu o contato da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec), e que estuda decretar estado de emergência no município por conta das chuvas, o que pode auxiliar na captação de recursos tanto para a ajuda imediata da população afetada quanto para as obras de infraestrutura e reparo. “Vamos fazer tudo pensando na responsabilidade social e cuidando das pessoas. Estamos buscando recursos para atender às principais demandas do município, as secretarias estão todas comprometidas em prestar o melhor apoio à população. Somos uma equipe só comprometida com a nossa cidade e o nosso povo”.
Engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz destaca a importância do acompanhamento da situação no município, e afirma que os próximos dias devem ser de clima mais estável, sem previsão de chuvas fortes, mas que a população deve se manter atenta e acionar a Defesa Civil em caso de necessidade. “Será decretada situação de emergência tendo em vista que vários danos foram pontuados no município pelas diversas secretarias. Danos em unidades de saúde, escolas, algumas estradas vicinais e na infraestrutura urbana do município. Todas as ações vão ocorrer de maneira programada, visando minimizar os transtornos à população. A população deve ficar atenta aos nossos alertas. De acordo com as nossas previsões vai haver uma maior estabilidade no clima a partir de hoje, não temos previsões de forte chuva nos próximos dias, e todas as ações de resposta permanecem em atendimento. Em relação aos danos humanos, a Defesa Civil permanece na sequência dos atendimentos, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para garantir o melhor encaminhamento à população”.











