Desde a última sexta-feira (22), chove intensamente em Vitória da Conquista. De acordo com a atualização feita pela Defesa Civil, neste período, foi registrada uma média de 96,71 mm até as 6h30 de hoje (25). Nesse período, o Comitê de Crise da Prefeitura tem atuado em diversas frentes para sanar as ocorrências oriundas das fortes chuvas e diminuir significativamente o impacto das mesmas na infraestrutura da cidade.

Na manhã desta segunda-feira (25), profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) já estão executando a limpeza dos canais pluviais do bairro Santa Cecília, avenidas Brumado, Luís Eduardo Magalhães, Rosa Cruz, Frei Benjamin, Urbis V, Praça Sá Barreto, além da Lagoa das Bateias.

Já a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), juntamente com técnicos da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), realiza a vistoria no trecho em obras da Avenida Francisco Sabino, no loteamento Vila América e reavalia a extensão do afundamento de terra ocorrida no local. Ainda não há possibilidade de recomposição da base, porque as chuvas estão em andamento. Atualmente, a obra, que está em fase de substituição das manilhas de concreto por tubos PHD, recomposição da base e reconstrução do canteiro central, está isolada com equipamentos do Simtrans.

A equipe de manutenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está em Bate-Pé para verificar a situação da unidade de saúde do distrito. Assim que as chuvas passarem, o telhado será restaurado. Antes, será feita a limpeza das calhas. Já a equipe de Administração da SMS está na Unidade Nelson Barros, no Kadija, para vistoriar o local que teve alagamento causado pelo entupimento de calhas. Uma ronda é realizada na cidade e em três distritos da Zona Rural para verificar se há danos estruturais em outras unidades de saúde do município. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e a Sesep já foram acionadas para fazer a poda de árvores nas duas unidades.

Neste momento, a Semma está com sua equipe de poda retirando uma árvore que caiu por conta das chuvas intensas no Ginásio de Esportes Raul Ferraz. Mais cedo, uma equipe da Sesep realizou poda de árvores no entorno do Cemitério da Saudade.

As intercorrências registradas pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em escolas, devido ao deslocamento de telhas, sem comprometimentos mais danosos à infraestrutura desses locais, estão sendo atendidas por ordem de prioridade de forma corretiva. Após o atendimento de todas as notificações, será feito o retelhamento de forma preventiva. O monitoramento segue com visitas técnicas dos fiscais e encarregados do setor de infraestrutura da Smed.

Segundo informações do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), as chuvas intensas devem se estender até esta terça-feira (26), e o município se encontra em área de alerta amarelo – perigo potencial. Nesse período, é importante que a população evite trafegar por trechos com maior fluxo de veículos e de enxurradas intensas, não se abrigar debaixo de árvores e dirigir com atenção redobrada. Em caso de emergência, deve acionar a Defesa Civil, por meio do número 199, ou pelo WhatsApp (77) 8856-5070. O órgão funciona em regime de plantão, durante 24 horas.