A tarde desta sexta-feira (3) foi especial para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Vitória da Conquista. Após um processo de requalificação, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim Valéria foi entregue à população. Com 14 anos de funcionamento, o equipamento abrange os bairros Jatobá, Patagônia e Bateias, atendendo cerca de 9 mil famílias.

A requalificação faz parte do programa municipal Acolhe Conquista, que se constitui em um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento do Suas em Vitória da Conquista, com foco no enfrentamento à pobreza e na ampliação do acesso da população às ofertas da política de assistência social.

Participaram da cerimônia de entrega a prefeita Sheila Lemos, acompanhada do vice-prefeito, Aloisio Alan, do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e outros membros do governo. Também esteve presente o vereador Paulinho Oliveira.

A programação contou com apresentações culturais de percussão e capoeira com o grupo de adolescentes “Triunfo e Geração Forte” do SCFV, apresentação do coral formado pelos grupos intergeracional e de idosos “Monte das Oliveiras” e “Monte Sinai”, além de uma celebração em homenagem ao aniversário da unidade.

A prefeita Sheila Lemos realizou uma visita guiada às novas instalações da unidade e destacou a importância das intervenções para melhores condições de trabalho dos profissionais do Cras e para o atendimento recebido pelos usuários. “Nós fizemos um compromisso com vocês de melhorar as condições aqui da unidade. A quantidade de pessoas que são atendidas aqui é maior do que a população de muitas cidades, então essas melhorias eram necessárias. Nossa equipe de servidores atua com muito carinho e respeito em todo o município. Temos o Suas na Comunidade, que leva os serviços para todas as localidades. As gestões passam, mas os serviços ficam para a comunidade”.

Prefeita Sheila Lemos

O vice-prefeito, Aloisio Alan, também ressaltou os esforços do Governo Municipal em trazer mais dignidade à vida de todos. “Agora estamos no Jardim Valéria, requalificando esse Cras, dando qualidade de atendimento, de assistência social para a nossa população. A gente fica muito feliz de estar aqui, ver o resultado do trabalho para melhorar a vida da nossa cidade”.

Secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias fez um agradecimento especial a toda a equipe do Cras, destacando a celebração dos 14 anos de funcionamento da unidade, que transforma milhares de vidas. “A Prefeitura vem ampliando cada vez mais os investimentos na assistência social, e através do Acolhe Conquista nós estamos melhorando as estruturas de todas as unidades de atendimento. Hoje é dia de comemorar e celebrar essa requalificação, que vai garantir a quem trabalha aqui melhores condições de trabalho e, sobretudo, a quem é atendido aqui num espaço agradável, num espaço acolhedor, onde as famílias verdadeiramente se sintam protegidas pela política de assistência social”.

Gerente do Cras Jardim Valéria, Valdineia Aragão destacou a importância da entrega para um dos maiores territórios do município. “O Cras Jardim Valéria hoje referencia quase 9.500 famílias. Então, é de grande importância a gente ter um espaço requalificado, com condições adequadas, de receber a população, de atender quem precisa do serviço. A gente está aqui garantindo proteção social. Ele foi inaugurado em 3 de outubro de 2011, o quarto Cras a ser implantado, pensando no diagnóstico de vulnerabilidades do território”.

Uma das usuárias mais antigas do Cras Jardim Valéria é dona Zenália Moreira, que não esconde a emoção ao relatar a transformação que a unidade proporcionou em sua vida. “Quando eu vim pra cá, há 13 anos, eu vim com um problema muito sério de depressão, e o pessoal daqui me ajudou muito. Aqui eu encontrei pessoas que me ajudaram a vencer tudo que eu via passando na minha vida. O meu netinho hoje passa pelo psicólogo aqui no Cras também. Hoje, graças a Deus, eu não preciso mais, mas continuo frequentando, aprendi a fazer cachecol no tear de pregos, aprendi a fazer bonecas de lã, flores, fuxico, muita coisa boa. Aqui nós temos apoio, segurança e amor”.

O processo de requalificação da unidade envolveu a ampliação da rampa de acesso, promovendo mais acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida; a instalação de ar-condicionado em salas com ventilação insuficiente; a criação de uma sala de convivência para os trabalhadores; além da reorganização do layout da recepção e do espaço multiuso.

Agora, o Cras Jardim Valéria passa a contar com quatro salas do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), quatro salas do Cadastro Único, uma sala do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), uma sala do Programa Primeira Infância no Suas (PIS), recepção, sala de gerência, depósito de material de limpeza, cozinha, salão multiuso, almoxarifado, sala de arquivo, além de banheiros separados por gênero para trabalhadores e usuários.