Em janeiro de 2019, foi realizado o primeiro curso de Educação Perinatal do Hospital Municipal Esaú Matos, que recebeu o nome de “Vem Neném”. Desde então, a ação se consolidou, tornando-se parte fixa do calendário de atividades do Grupo de Trabalho Humanizado (GTH), que é mantido pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista.

Cris Moura, coordenadora do GTH e que fez parte do processo de criação e implementação do “Vem Neném”, conta que “o curso nasceu com o objetivo de fornecer aos pais informações sobre gestação, parto, pós-parto e puerpério, baseadas em evidências científicas”. Assim, por meio do conhecimento, o curso contribui para deixá-los para que eles possam vivenciar esse momento tão importante, que é a chegada de um bebê, com mais segurança.

No último sábado (23), foi realizada mais uma edição do “Vem Neném”. Durante todo o dia, gestantes e seus companheiros tiveram contato com especialistas de diversas áreas da saúde, os quais forneceram orientações sobre os processos que envolvem o nascimento de uma criança, além de tirar dúvidas.

Uma das participantes foi Monalice Vasconcelos, que está na 32ª semana de gestação de seu primeiro filho. Ela elogiou a abrangência do curso, destacando a variedade de temas abordados. “Eu ouvia falar do programa, mas não sabia que era tão completo. E é bom porque a gente tem uma visão de várias áreas, como amamentação, pediatria, psicologia, fisioterapia pélvica”, afirmou a futura mamãe.

Para ela, que pretende ter seu filho na maternidade do Hospital Esaú Matos, o encontro foi uma oportunidade não apenas para adquirir conhecimento, mas também para familiarizar-se com a estrutura da unidade. “A gente já vai conhecendo o ambiente, as condutas e se preparando melhor para o dia do parto. Isso é maravilhoso, eu e o meu companheiro adoramos ter essa oportunidade”, completou Monalice.

Entre os palestrantes, a médica pediatra Fernanda Silveira abordou os primeiros cuidados com o bebê. Para ela, fornecer conteúdo educativo aos pais é fundamental para que eles possam enfrentar a maternidade e a paternidade com tranquilidade.

“Eu sempre oriento que se os pais puderem investir em alguma coisa, que eles invistam nesse conhecimento. Então, o Vem Neném tem um trabalho muito importante, que é conscientização de forma gratuita, porque nem todo mundo tem. Quando oferecemos isso de forma gratuita é louvável, porque estamos possibilitando que os pais se tornem mais seguros e mais confiantes na criação dessa criança”, finalizou a pediatra.