Uma noite importante no auditório do Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação Pública de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). Na última terça (1º), ocorreu a cerimônia de acolhimento dos novos médicos residentes do Programa Municipal de Residência Médica, que atuarão nas especialidades de Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia e Psiquiatria. Selecionados por meio do Processo Unificado Seletivo Cerem 2025.1, eles iniciam uma nova etapa de formação, fortalecendo ainda mais a qualidade da assistência prestada à população.

Cerimônia da Residência Médica

O médico ginecologista/obstetra e ultrassonografista, Pedro Costa, coordenador do programa, destacou a relevância da residência médica para a formação de especialistas que, em breve, estarão ainda mais preparados para atender à comunidade: “A residência médica da Secretaria de Saúde Municipal de Vitória da Conquista garante formação de excelência e qualidade. Aqui, eles têm acesso a um aprendizado teórico-prático muito intenso, com carga horária de 60 horas semanais, e saem daqui com uma formação completa, que não deixa a desejar a nenhum grande centro do país”.

Na oportunidade, 14 novos médicos ingressaram no programa. Entre eles, Thaís Novais, residente em Medicina da Família e Comunidade. Para ela, “a residência chamou ainda mais atenção por proporcionar maior qualificação e capacitação para oferecer um atendimento de qualidade”. Já Ana Bárbara Carvalho, que também inicia sua trajetória na especialização, compartilhou suas expectativas: “Já conhecia o programa por meio de amigas que concluíram a residência e me recomendaram. Estou gostando muito desse início, especialmente da estrutura de conteúdos e da supervisão, que tem sido excelente”.

Fernanda Maron

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, participou da cerimônia e, na ocasião, reforçou a importância de ter uma residência médica em Vitória da Conquista, dentro do Hospital Municipal Esaú Matos e nas Unidades de Saúde da Família “É fundamental formar cada vez mais profissionais qualificados, que possam atender nossos usuários de maneira humanizada e especializada. Essa formação realizada aqui certamente se refletirá em um atendimento cada vez melhor para a nossa população”, destacou.

Ceres Almeida, diretora-geral da FSVC, reforçou a importância do programa e do impacto dos profissionais formados no Hospital Esaú Matos. “São médicos que absorvem aprendizados e experiências e, ao longo dessa caminhada de formação, também contribuem significativamente para a qualidade da saúde dos pacientes de Vitória da Conquista e região. Eles fortalecem ainda mais a equipe médica e ajudam a aprimorar os serviços prestados pelo próprio hospital”, ressaltou a diretora-geral.

O Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, sediado no Hospital Esaú Matos, é credenciado há mais de 21 anos e já formou mais de 100 especialistas. Atualmente, oferece cinco especialidades – Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Psiquiatria e Neonatologia – e conta com 34 médicos residentes que fortalecem a Rede SUS e atendem a comunidade com excelência.