Evento retorna dia 11 de setembro com Mostra Diretores, que vai exibir Stanley Kubrick

O Cine Centro, iniciativa da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel), fará uma pausa nas próximas quartas-feiras (28 de agosto e 4 de setembro), por conta da Mostra Cinema Conquista – uma realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado.

A programação do Cine Clube retorna na quarta-feira, 11 de setembro, com a Mostra Diretores, que vai exibir quatro filmes do cineasta norte americano Stanley Kubrick. Os filmes a serem exibidos na mostra serão divulgados na próxima semana.

O Cine Centro funciona às quartas feiras, sempre às 18h30, no anexo da Casa Memorial Régis Pacheco, com exibição de filmes de diretores consagrados pela crítica, seguidas de debates com o público. Cerca de 200 pessoas já participaram da Mostra Diretores, que exibiu filmes de Jean-Luc Godard, Catherine Breillat, Werner Herzog e Eduardo Coutinho.

“A iniciativa da Secretaria de Cultura em promover essas atividades está diretamente relacionada à ideia do crítico de cinema Walter da Silveira em se pensar o cinema como fato cultural, como a arte por excelência do século XX, uma era em que o olhar passa a ter maior importância, passa a ditar o sentido do nosso tempo”, declarou o gerente de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura, George Neri. Esta forma de pensar a sétima arte considera que, antes de ser arte, o cinema foi ciência para depois se desdobrar em entretenimento e ferramenta de reflexão sobre as mais diversas realidades, unindo expressões como a literatura, o teatro, a música e as artes plásticas.

O homenageado – O diretor homenageado em setembro será o norte americano Stanley Kubrick (1928-1999). Já estreou polêmico com filmes marcantes, que chocam pela atmosfera psicológica, protagonistas com personalidades marcantes e histórias feitas para chocar e provocar a reflexão. Dirigiu Paths of Glory (Glória Feita de Sangue), que mostra a vergonha da Primeira Guerra Mundial; Barry Lindon, a história de um alpinista social do século XVIII (filme com a marca do perfeccionismo do diretor); A Clockwork Orange (Laranja Mecânica), película visionária sobre a violência urbana do final do século XX produzida em 1974, e muitas outras obras. A maioria dessas está entre as obras mais importantes da história do cinema mundial. Foi também diretor de 2001 – uma odisseia no espaço, O Iluminado, Lolita, Doutor Fantástico e De Olhos Bem Fechados.