O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Vitória da Conquista alcançou pontuação máxima na avaliação do Plano Nacional de Saúde (PNS). Ligado ao Ministério da Saúde, o plano é responsável pelo monitoramento e classificação dos serviços de saúde oferecidos à população.

Entre os municípios baianos, apenas Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas conseguiram atingir todas as metas com relação às iniciativas de investigação, prevenção e promoção da saúde dos trabalhadores. Outro destaque é que o Cerest de Conquista é referência técnica e pedagógica para 18 cidades do município.

A coordenadora do Cerest, Fabiana Oliveira, lembrou que em 2023, o serviço estava na 12ª posição da avaliação geral da Bahia, passando em 2024 para a 1ª posição. “Através dos indicadores é que se consegue monitorar se o serviço está conseguindo fazer a diferença na saúde dos trabalhadores, e a pontuação de 100%, obtendo atuação satisfatória, mostra a qualidade do serviço que vem sendo realizado pela nossa equipe.

De abrangência regional, o Cerest presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e acidentes relacionados ao trabalho, realiza ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. Nele são atendidos trabalhadores encaminhados pela rede básica de saúde, trabalhadores formais dos setores públicos e privados, trabalhadores autônomos, informais e desempregados acometidos de doenças relacionadas ao trabalho.