O Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa) está realizando uma campanha de prevenção ao câncer de mama em gatas e cadelas. A ideia é aproveitar o Outubro Rosa e conscientizar tutores sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, mais frequente na espécie canina e o tipo mais comum nas fêmeas.

O câncer de mama é frequente em gatas e cadelas, principalmente nos animais mais idosos e que não foram castrados.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, uma prática muito comum e que pode aumentar os riscos de câncer de mama é o uso de uma vacina conhecida como anti-cio que inibe a ovulação.

Ana Cláudia explica que nesse caso, o ideal é a castração desses animais, que pode ser feita de maneira gratuita no Casa, para os pets de famílias cadastradas no CadÚnico ou em programas sociais mantidos pela Prefeitura, ou que sejam levados por pessoa ou organização que atue na causa animal devidamente cadastrada na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

No Casa, também é oferecido tratamento de quimioterapia endovenosa. O Centro de Apoio à Saúde Animal fica localizado na Avenida Brumado, bairro Ibirapuera e tem como número de telefone (77) 3429-8319.

Veja alguns dos sintomas do câncer de mama em animais:

Caroços na região das glândulas mamárias;
Inchaço ou dilatação nas mamas;
Dor ou incômodo frequente;
Presença de secreções nas mamas com odor desagradável.