Meio Ambiente
Postado em 21 de março de 2025 as 16:35:53
Na manhã desta sexta-feira (21), moradores do bairro Jurema levaram cães e gatos para receber o atendimento do Castramóvel, na Praça Zé Garanto, em frente à Creche Jurema. Os procedimentos serão realizados até este sábado (22).
O casal Érica Prado e Bruno Vales levaram o doguinho Maike e a gatinha Pandora para fazer a castração. Enquanto o cãozinho passava pelo procedimento, eles relataram que há tempos aguardavam com ansiedade o Castramóvel chegar ao bairro para levar os pets.
“A gente estava aguardando mesmo o Castramóvel vir para o bairro pra gente aproveitar essa oportunidade, e a melhor parte é que é totalmente gratuito, super rápido, seguro e o pessoal dá todas as indicações, que precisa de medicação, todos os cuidados pós-cirúrgicos também”, elogiou Érica.
- Israel, o gatinho Frajola e Filipe
- Érica, Bruno e a gatinha Pandora
O jovem Filipe Menezes também aproveitou o Castramóvel perto de casa e também levou o gatinho Frajola, de 10 meses, para castrar. Ele contou que a esposa acompanha as redes sociais da Prefeitura e avisou sobre a chegada da unidade móvel no bairro.
“Minha mulher acompanha a Prefeitura no Instagram e ficou sabendo que ia ter hoje o Castramóvel e já pediu pra gente vir trazer. Então, a gente aproveitou a oportunidade. Essa iniciativa é muito boa porque ajuda muita gente que não tem condição de estar pagando e a Prefeitura faz esse trabalho”, falou.
Os tutores devem levar o animal em jejum de 12 horas de comida e 2 horas de água. Após a avaliação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), serão castrados os gatos machos e fêmeas e os cães machos. Já as cadelas são encaminhadas para o procedimento no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).
Pós-cirúrgico – Após o procedimento, as gatas precisarão usar a roupa cirúrgica e a recomendação para os machos é o uso do colar elisabetano. Segundo a Semma, o pós-cirúrgico é de responsabilidade dos tutores, bem como o tratamento descrito pelo médico veterinário, com antibiótico, anti-inflamatório, analgésico e curativo.
O Castramóvel já realizou mais de 1.220 castrações desde que iniciou os atendimentos, no ano passado. O objetivo da Prefeitura é o controle populacional de cães e gatos, além de garantir mais saúde e bem-estar para os pets.