Chegou a vez do loteamento Nova Cidade receber a equipe do Castramóvel. Nesta sexta-feira (28), vários tutores de cães e gatos estiveram na Unidade de Saúde da Família (USF) para realizar a castração dos seus animaizinhos.

Ana Catharine e o seu pai Luiz Augusto, moradores do bairro Primavera, foram logo cedo garantir o atendimento. Eles levaram o cãozinho Tommy, de 3 anos, e Gatão, de 1 ano.

“A gente aproveitou a oportunidade para castrar eles dois. Eu acho que não ia gastar menos de 400 reais pra castrar os dois em uma clínica veterinária, é um gasto bem grande. Aí, a gente aproveitou mesmo pra saber como é que vai ser e tudo mais”, disse Ana.

O atendimento ocorre até as 17h e, após avaliação, os gatos machos precisam estar em jejum de 12 horas de comida e 2 horas de água para serem castrados ainda nesta sexta-feira. Neste sábado (29), o Castramóvel também estará no loteamento realizando a castração dos cães machos. As fêmeas serão castradas no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa).

“Essa é a sexta ação do Castromóvel desde que a gente iniciou e tem sido um sucesso muito grande, muita procura por castração, os tutores estão cada vez mais conscientes da importância da castração. A procura tem sido grande e hoje foi imensa, essa é uma realização da gestão municipal, que está levando esse tipo de serviço para a comunidade, principalmente para as pessoas de baixa renda que não têm como levar os seus animais para castração numa clínica particular”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

Quem não perdeu a oportunidade de levar o animalzinho para castrar sem pagar nada foi o jovem Levi Alves. “Pra ele ficar mais quietinho em casa, pra não sair e pra eu não perder ele cedo. Eu estou castrando pra ele ficar mais dentro de casa comigo”, explicou o jovem, que levou o gatinho Theo, de 10 meses para passar pelo procedimento.

O xará canino, Theo, de 3 anos, também esteve na unidade de saúde com Israel Andrade. O tutor contou que há algum tempo já planejava a castração. “É uma oportunidade ímpar e sempre foi uma pretensão fazer a castração dele. Aí surgiu a oportunidade e aproveitamos”, disse.