Os trinta candidatos a conselheiros tutelares se apresentaram na manhã desta quinta-feira 22, no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente. Na ocasião, cada candidato fez um breve relato de seu histórico profissional e de sua militância na área da infância e da juventude. Os secretários municipais, Miguel Felício, de Desenvolvimento Social, Edwaldo Alves, de Governo, e representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) acompanharam as apresentações.

Lenira Figueiredo, presidente do COMDICA

O conselho tutelar é um órgão permanente e autônomo e tem a missão de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Lenira Figueiredo, presidente do COMDICA comentou sobre a iniciativa. “Nosso objetivo aqui é apresentar os candidatos para a Rede socioassistencial do municipal, para que todos se envolvam com esse processo, contribuam com essa mobilização e deem o seu voto neste importante momento de cidadania da nossa cidade”, destaca.

Miguel Felício, secretário municipal de Desenvolvimento Social

Segundo o secretário, Miguel Felício, o município deu um salto significativo com a instalação de dois novos conselhos tutelares. Os três conselhos atenderão a zona leste, oeste e rural de Vitória da Conquista. “ O conselheiro é um agente público que tem um papel de atender demandas importante da sociedade, e ao assumir esse trabalho desejo que façam uma campanha de forma democrática e que busquem e apresentem suas qualidades para que a sociedade se mobilize e tenhamos um conselho tutelar atuante no município”, conclui.

Michel Farias, representante do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da UESB

Para o representante do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da UESB, Michel Farias, a apresentação dos candidatos é fundamental para o voto consciente da população. “Essa ação é significativa e positiva porque democratiza o processo de eleição dos conselhos tutelares, chama a população à sua responsabilidade e dá uma chance à sociedade de conhecer o perfil dos candidatos e sua militância na área de proteção infanto-juvenil”, afirma;

Serão escolhidos 15 (quinze) membros efetivos e 15 (quinze) suplentes que responderão pelos três Conselhos Tutelares do Município de Vitória da Conquista. A eleição será realizada no dia 9 de junho, das 8h às 17h no Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED), localizado na Praça Guadalajara, s/n, Recreio. O eleitor, munido de seu título eleitoral e um documento de identificação com foto, poderá votar em apenas um candidato, sob pena de o voto ser considerado nulo.