A Administração Municipal recebeu, na tarde dessa quinta-feira (30), representantes do Centro de Educação Infantil Primeiros Passos e da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). O objetivo da visita foi apresentar ao prefeito Herzem Gusmão um projeto de cunho urbanístico e estabelecer parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista.

O projeto consiste na revitalização da área no entorno do canal de drenagem pluvial na Avenida José de O. Lima, no trecho que vai da Rua Airton Senna à Rua Tomé de Souza. A escola fica na Travessa Rosa Cruz, próximo a esse canal.

“Temos que nos preocupar com a comunidade. Quando chegamos ali, a rua não era calçada, e conseguimos asfaltar a rua. Hoje os moradores olham com respeito para a escola”, declarou a diretora da Primeiros Passos, Conceição Barros.

Para elaboração do projeto, a instituição de ensino buscou parceria com o curso de Arquitetura da Fainor. O Núcleo de Projetos fez a topografia e o projeto urbanístico. “Por sinal, o projeto ficou muito bonito. Agora pedimos a viabilidade da execução do projeto por parte da Prefeitura, e nós vamos administrar e ser guardiões do espaço”, explicou a diretora.

Diretora da Escola Primeiros Passos

O canal de drenagem na Av. José de O. Lima retém as águas pluviais que descem da Serra do Periperi. Por conta do desmatamento, toda vez que as chuvas mais fortes caem, grandes transtornos ocorrem próximo ao canal, a exemplo de alagamento nas casas próximas. “Nossos engenheiros já detectaram que precisamos reduzir o volume de água que vem da serra, portanto queremos fazer os piscinões, cobrir o canal e depois desenvolver o projeto apresentado”, explicou o prefeito Herzem Gusmão.

“Nossa proposta era apresentar o projeto, isso aconteceu com a presença de tanta gente importante, e estou realmente feliz, pois boa vontade existe”, avaliou Conceição. Para o gestor, o momento foi rico. “A Prefeitura está de portas abertas, atraindo essas parcerias, para que todos possam participar de uma cidade melhor. Cidade para pessoas e cidade criativa são filosofias que estamos desenvolvendo”, completou Herzem.

Participaram da reunião o chefe de gabinete Civil, Marcos Ferreira; o procurador geral do Município, Murilo Mármore; a secretária municipal de Meio Ambiente, Luzia Vieira; a coordenadora do Núcleo de Projetos da Fainor, Rosana Sales; e a coordenadora pedagógica da Primeiros Passos e representante da escola junto a Unicef, Maria Avani Viana Castro.

Credenciamento na Unesco – A Unesco tem 380 escolas credenciadas no Brasil e, no dia 12 de setembro, a Primeiros Passos será integrada a esse rede. “A preocupação da Unesco é com a educação, a cultura, o meio ambiente, a sustentabilidade. Nós caminhamos como todas as escolas deveriam caminhar. O papel da escola não é só pedagógico, tem a dimensão social”, comentou Conceição.