Notícias
Postado em 9 de agosto de 2023 as 14:45:40
As atividades de campanha do Agosto Dourado, que este ano tem como tema “Amamentação: direito da mulher trabalhadora”, começaram hoje (9), na rede municipal de saúde, com uma capacitação realizada pela manhã no auditório da Faculdade Santo Agostinho (Fasa), para enfermeiros e médicos que atuam em todas as equipes nas unidades de saúde.
A atividade foi articulada pelas Diretorias de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância Nutricional, e apoio do Banco de Leite Humano e da Ufba, com o objetivo de fazer a educação permanente dos profissionais que estão na ponta, atendendo essas mulheres diariamente.

Iasmin Lacerda
“Essa é uma campanha anual do Ministério da Saúde e viemos buscando capacitá-los para serem replicadores dessas informações no atendimento com as gestantes e puérperas, para que eles possam incentivar a mulher que trabalha a continuar amamentando, mas conscientizando sobre quais os direitos garantidos a elas, o que a legislação tem de novidade sobre isso, além dos benefícios que o aleitamento tem tanto para a mãe quanto para a criança”, explicou Iasmin Lacerda, coordenadora da Vigilância Nutricional.
Enfermeira da equipe de Saúde da Família da Unidade Nestor Guimarães, Patrícia Fernandes disse que na sua rotina diária de atendimento a esse público, o incentivo à amamentação começa ainda no acompanhamento pré-natal. “Sempre é muito importante participar desses momentos pra gente ter novas ideias e estar por dentro das atualizações, fazendo uma avaliação da nossa realidade e pensar em estratégias para continuar incentivando o aleitamento materno, porque é uma fase muito importante, mas também muito desafiadora para a mulher”, afirmou a enfermeira.

Patrícia Fernandes
Ainda segundo Iasmin, a Vigilância Nutricional tem focado nos marcadores de consumo alimentar e, nesse sentido, também foi apresentado aos profissionais o panorama existente hoje em Vitória da Conquista, que vem crescendo a cada dia, a fim de sensibilizar os profissionais a fazer a atualização desses marcadores para que seja possível traçar o perfil nutricional do município.
Ao longo deste mês, as equipes das unidades de saúde também realizarão dias de mobilização em seus territórios, com atividades voltadas para o incentivo ao aleitamento materno.