Notícias
Postado em 1 de dezembro de 2016 as 15:50:23
O dia 1º de dezembro é marcado no mundo todo como o dia de luta contra a Aids. Em Conquista, o Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) foi para a Praça 9 de Novembro realizar uma ação mais ampla, com atividades educativas, distribuição de preservativos, e oferecer o teste rápido de HIV à população.
“É um momento também para despertar um espírito de solidariedade e respeito à pessoa que vive com HIV-Aids, o preconceito ainda existe e impede que muitas vezes a pessoa vá fazer o teste”, destaca a coordenadora do Caav, Fernanda Aguiar.
A estudante Queila Sousa, de 19 anos, foi uma das pessoas que realizou o teste rápido por meio de fluido oral ali mesmo na praça. “Vim fazer o teste como forma de prevenção mesmo, pra saber se tenho ou não o vírus”, disse ela que ficou sabendo da ação na unidade de saúde onde foi atendida.
As atividades contaram com apoio do Sesc e com a presença da associação de portadoras de HIV-Aids Renascer. “Uma ação como essa é muito importante. Aids não tem cara e fazer um evento como esse possibilita que as pessoas tenham acesso com facilidade ao teste”, afirma Maria Aparecida Oliveira, integrante da associação.
Durante o dia, foram realizados 252 testes rápidos.