Diversidade musical, alegria, dança e aplausos marcaram a noite de sábado (20) no Natal Conquista de Luz 2025. Foi nesse clima de celebração que a Praça Tancredo Neves recebeu as apresentações da orquestra “Lira de Israel”, do Terno de Reis “Os Netos de Guena” e da cantora Chirlei Dutra, compondo um mosaico sonoro que uniu fé, cultura e identidade popular.

Além de acompanhar as apresentações musicais, centenas de pessoas puderam apreciar a decoração natalina, que transformou a praça em um ambiente de convivência e celebração. 

O assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno, destacou que a programação contribui tanto para a ocupação cultural dos espaços públicos quanto para a valorização dos artistas locais. “O público chegou junto, e nós estamos na expectativa de, neste ano, o Natal ser um sucesso”. Segundo ele, neste ano, 10 bandas e 15 ternos de reis foram selecionados por meio de edital, além da participação de orquestras e corais na programação.

Louvor e cultura

A noite teve início com a apresentação da orquestra Lira de Israel, da Igreja Assembleia de Deus, que emocionou o público com uma performance com canto harmonioso e pela sonoridade dos instrumentos, em um repertório voltado à música gospel. 

Na sequência, foi a vez do Terno de Reis “Os Netos de Guena”, que leva louvor, samba e tradição pelas comunidades da zona rural de Vitória da Conquista. Criado por Germano Bonfim, o grupo hoje reúne crianças, jovens e adultos descendentes de seu idealizador, mantendo viva uma herança cultural que atravessa gerações.

Mestre do terno de reis, Leônidas Bonfim, natural do povoado de Itaipu, localizado a cerca de 32 quilômetros do centro urbano, se emocionou ao relembrar a infância, período em que aprendeu a tocar. Ele também falou sobre a importância cultural do reisado, que preserva uma tradição transmitida de geração em geração. “Hoje eu tô chegando em meus 60 anos de trabalho, nós viemos pra essa praça pra fazer um grande show, trazer alegria e fazer uma festa de reis”. 

O público formou uma roda para acompanhar a apresentação, embalada por sons fortes e dançantes do bumba, pandeiro, caixas e gaita. Num segundo momento do reisado, o grupo e o público seguiram em procissão até o presépio montado na praça. Extasiadas, as pessoas saudavam o terno com gritos de viva, em um coro coletivo de celebração.

Entre os que acompanharam a apresentação estava a comerciante Cláudia Novais. Ela relembrou momentos marcantes da infância, quando morava em São Paulo e vinha para a Bahia durante as férias. “A minha infância foi ver reis, precisamos manter a tradição, porque o reisado é cultura, tem todo o trajeto bíblico. A gente tá aqui prestigiando, fazendo as filmagens, e é muito gostoso, é divertido.”

Mudando a sintonia

Encerrando a programação musical da noite, a cantora Chirlei Dutra levou ao palco um repertório em homenagem à música popular brasileira, promovendo uma transição sonora que dialoga com diferentes gerações do público presente. “Eu acho que é sempre importante a gente poder ter esse espaço, não só para os artistas divulgarem o trabalho, mas também para a formação do público. Eu já toquei há muitos anos nessa praça, e é um prazer estar voltando e homenageando grandes artistas”, disse a cantora.

Quem também prestigiou o show foi o assistente administrativo Ruan Sabo, que visitou a Praça Tancredo Neves pela primeira vez durante o Natal Conquista de Luz de 2025. Surpreso com a decoração, ele parou para acompanhar a apresentação de Chirlei Dutra e sua banda. “Estou gostando muito de assistir ao show, tá movimentando uma galera boa, todo mundo se divertindo nesse clima de festa. Eu acho uma oportunidade muito boa.”

A programação do Natal Conquista de Luz segue até o dia 6 de janeiro, com apresentações culturais na Praça Tancredo Neves.