Responsável pela implementação e desenvolvimento de políticas públicas e ações visando à melhoria das oportunidades de emprego e renda, além de manutenção e ampliação dos postos de trabalho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) realizou diferentes projetos e ofertou uma série de serviços para a população, em 2024.

Entre essas iniciativas está o Portal Tudo Fácil. Por meio dele, pequenos, micro e médios empreendedores contam com uma plataforma on-line para acesso a uma série de serviços com menor burocracia e maior agilidade. Somente neste ano, mais de 6 mil processos de emissão de alvarás, certidões, licenciamentos e outros serviços municipais foram realizados.

Interface do Portal Tudo Fácil

Além da oferta de serviços on-line, os micro e pequenos empreendedores também puderam contar com os benefícios da Sala do Empreendedor, que foi responsável por mais de mil atendimentos. Além de simplificação e unificação do processo de registro empresarial e concessão de alvarás, a sala disponibiliza assessoria empresarial e assistência para modelagem de negócio, com palestras, oficinas e cursos de capacitação.

Parte das pessoas atendidas na Sala do Empreendedor também estão vinculadas à Coordenação Municipal de Economia Solidária, que, em 2024, promoveu feiras em datas importantes, como o Dia das Mães, e também no período de festas juninas. Essas feiras contaram com a participação de mais de 30 artesãos e movimentaram cerca de R$ 20 mil, representando uma grande oportunidade para a divulgação de produtos.

Palestra sobre o Polo Têxtil, na Exposição Agropecuária

Polo Têxtil

Para atender aos cerca de 8 mil postos de trabalho diretos, além de milhares de outras ocupações indiretas do Polo Têxtil, batizado de “Feira da Moda”, a SMDE promoveu, em 2024, uma série de cursos, capacitações e treinamentos em parceria com o Sebrae e outros órgãos do Sistema S.

Quando estiver em funcionamento, o empreendimento vai abranger lojas, minilojas, boxes, restaurantes, centro de convenções, praça de eventos, galpões para indústrias atacadistas e alojamentos.

Prefeita Sheila Lemos assina o Plano de Desenvolvimento do Turismo

Plano de Desenvolvimento e Fundo Municipal do Turismo

Em junho, a Prefeitura, por meio da SMDE , oficializou a criação do Plano de Desenvolvimento do Turismo (Planturis) e do Fundo Municipal de Turismo (Funtur).

Com o plano, fruto de debates, entrevistas e pesquisas com empresários de diferentes ramos, agentes públicos e outras pessoas ligadas ao setor, a cidade está formalmente habilitada a captar recursos junto aos governos Estadual e Federal, a fim de direcionar investimentos às diversas modalidades possíveis de turismo.

O resultado desse trabalho está sintetizado no documento Rosa dos Ventos – Plano de Turismo Sustentável de Vitória da Conquista, que, além de trazer um perfil do município, conta com informações sobre aspectos econômicos, atrativos, elementos relacionados à gestão municipal, formas de acesso, serviços e equipamentos com potencial turístico.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destaca outras conquistas relacionadas ao desenvolvimento do turismo no município: “Destacamos a evolução da Cooperativa de Turismo, com a implantação do Selo Embratur e o reconhecimento de Vitória da Conquista como roteiro turístico oficial, Capital do Biscoito, inclusive, e Portal da Chapada, através do Aeroporto Glauber Rocha”.

Ações para a Juventude

Criada com o objetivo de viabilizar as políticas públicas voltadas para a juventude, a Coordenação Municipal da Juventude inaugurou, em 2024, a Sala do Jovem Empreendedor. Por meio desse setor, o público juvenil tem acesso aos serviços de assessoria técnica, orientação profissional, palestras, cursos e workshops.

Além dos 180 atendimentos realizados na sala em 2024, foram ofertados três cursos profissionalizantes nas áreas de Auxiliar de Expedição, Assistente de Logística e Corte e Costura. A coordenação certificou ainda 30 jovens do curso de Inglês e auxiliou 155 candidatos do Enem no preparo para as provas, graças ao projeto É Hora do Enem.

Outro projeto implementado este ano foi o “Groove nas Ruas”, que combina música e dança, com objetivo de proporcionar diversão e entretenimento para os jovens, além de integração e fortalecimento da cultura local. Já o projeto “Lamparina” realizou oficinas sobre saúde mental em escolas públicas do município, alcançando um público de 180 jovens. Alguns deles estão recebendo atendimento psicológico na sede da Coordenação da Juventude.

Os eventos também mobilizaram os jovens de Vitória da Conquista, com destaque para o 1º Fórum da Juventude Rural, que contou com a participação de 97 jovens oriundos dos distritos e povoados do município e o 1º Festival Pipa, Pião e Gude (Pipigu), que promoveu a integração de crianças, jovens, adolescentes, adultos e familiares, além de levar entretenimento à comunidade. “A chegada efetiva da Coordenação da Juventude trouxe vibração e participação objetiva e com resultados nas ruas, que mostram e revelam a importância desta coordenação”, ressalta o secretário Marcos Ferreira.

Perspectivas para 2025

Segundo Marcos Ferreira, a meta da SMDE para 2025 é dar continuidade a essas ações de sucesso, inovando cada vez mais e ampliando todas elas.

Uma das grandes novidades será o Banco de Currículos On-line , através da plataforma Tudo Fácil. Com a iniciativa, os jovens que precisam trabalhar ou mesmo expor os seus currículos para mudar de emprego, profissão ou empreender, terão acesso rápido e seguro às empresas, num diálogo objetivo e sigiloso, acompanhado pela SMDE, como facilitadora dessas oportunidades.

O secretário conclui expondo os desafios para o ano que se aproxima: “Organizar, disciplinar e oficializar as associações da Economia Solidária, buscando apoiá-las e promover um trabalho tão interessante e que tem a nossa representatividade”.

Matérias relacionadas:

SMDE projeta aumento na assistência a trabalhadores MEI pela Sala do Empreendedor

Feira da Moda Conquista terá três mil espaços para locações e contratos de reserva já disponíveis

Polo Têxtil do Sudoeste da Bahia: avanços no projeto é tema de reunião com a Gestão Municipal

Sala do Empreendedor realiza evento sobre equilíbrio emocional no empreendedorismo

Feira de Economia Solidária oferece várias opções de presentes para o Dia das Mães

“Groove nas Ruas” integra jovens por meio de atividades culturais e movimenta espaços públicos

53ª Exposição Agropecuária: Prefeitura oficializa Plano de Desenvolvimento do Turismo e Fundo Municipal do Turismo

Sala do Jovem Empreendedor: Prefeitura inaugura espaço para incentivar a geração de emprego e renda para os jovens

Com produtos juninos e artesanato, Feira de Economia Solidária segue na Travessa Lauro de Freitas até sábado, 22

Sala do Empreendedor promove evento sobre inteligência emocional na negociação das vendas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico promove oficina de corte e costura

Coordenação da Juventude alcançou mais de 200 adolescentes e jovens com projeto Lamparina