Educação
Postado em 13 de dezembro de 2022 as 18:15:03
A 3ª Audiência Pública de Educação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), foi realizada com sucesso para um público de aproximadamente 200 inscritos. O evento debateu o tema “Plano Municipal de Educação (PME): Para Qual Projeto de Sociedade? “, e o próximo passo será a criação de um documento com as notas técnicas construídas na audiência para análise e verificação da viabilidade.
De acordo com a vice-coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Emília Guimarães, foram dois dias de explanação, apresentação das metas e estratégias, debates, propostas e adequações. “Houve o monitoramento e avaliação das 20 metas do PME em consonância com as premissas legais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)”.
O encontro aconteceu nos dias 8 e 12, no auditório do CAP, e no Módulo Luizão, na Uesb. No último dia, o primeiro momento foi de apresentação das metas, depois, divisão dos seis Grupos de Trabalho (GTs). E no final do dia, a apresentação conjunta das notas técnicas. Os debates e análises foram realizados a partir de uma série de questionamentos sobre o porquê de planejar, objetivos a serem alcançados, prioridades das ações e como as ações podem melhorar.
- Emília Guimarães
- Valnice Barbosa
Segundo Emília, “aprendemos muito sobre a importância da necessidade de fazer um planejamento e ideais para a construção de uma educação ainda melhor. Que sejamos sempre constantes em nossas metas e ações para obtenção dos resultados previstos”.
A coordenadora da Creche Boa Vista, Valnice Barbosa, afirmou ter valido a pena participar da audiência, que discutiu tanto a educação pública quanto a privada. “Vemos uma participação mais efetiva das pessoas. Através desses diálogos e debates, vamos fazer a educação avançar”.
- Grupo de Trabalho
- Grupo de Trabalho