Desde a última quinta-feira (21), a USF Nova Cidade funciona normalmente, e de forma temporária, no Centro Municipal de Educação Pablo Pithon (situado ao lado da Unidade de Saúde). Nos dias 19 e 20, os pacientes que necessitaram de atendimento receberam assistência da equipe da Unidade de Saúde Panorama.

“Conforme o prazo estipulado, realizamos uma força-tarefa para a mudança e, na quarta-feira à tarde, a equipe já estava montada com acolhimento, na creche, e segue normalmente com seus agendamentos, atendimentos e acolhimento dos pacientes”, explica a diretora de Atenção Básica, Ana Maria Ferraz.

A moradora Rosanda Santos sempre passa na Unidade de Saúde do Nova Cidade. Na manhã desta quarta-feira (27), por exemplo, ela foi realizar o preventivo no espaço temporário. “Tanto lá como aqui, o atendimento é ótimo. Não tenho o que reclamar. A gente tomou um susto mais foi rapidinho, não causou transtorno para a população”, disse Rosanda.

Rosanda Santos

Segundo o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, a prefeita Sheila Lemos determinou que fosse encontrada uma solução viável para garantir a segurança da população e que não implicasse em prejuízos no que diz respeito ao atendimento. “Por isso fizemos esse plano de contingência, para administrar a situação sem maiores transtornos”, disse.

Em janeiro, quando as atividades da creche estiverem retornando, a Prefeitura vai redirecionar o atendimento dos usuários para uma Unidade de Campanha onde a equipe de saúde estará instalada, enquanto as obras e intervenções estiverem sendo realizadas na USF Nova Cidade.

Sobre a USF

O prédio onde funcionava a Unidade de Saúde do loteamento Nova Cidade foi interditado pela Defesa Civil Municipal na tarde do último dia 18, por conta de problema na infraestrutura, a exemplo de rachaduras nas paredes, nas portas, janelas e no teto. O órgão se baseou no laudo técnico patológico e em vistoria feita no local, onde verificou que não havia condição de mantê-lo em uso, pois oferecia riscos à população que utiliza o serviço.

A unidade de saúde do Nova Cidade possui 4.464 usuários e atende mais de 25 pessoas diariamente, recebendo de 50 a 80 pessoas por dia em busca de informações e outros serviços de acolhimento oferecidos na unidade. A equipe é composta por seis agentes comunitários de saúde, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, dois técnicos de enfermagem, um médico clínico, um médico da Estratégia Saúde da Família, uma odontóloga, um auxiliar de Saúde Bucal, além da equipe de acolhimento e recepção aos usuários.