Arte e Educação: Prefeitura Móvel oferece atividades pedagógicas para as crianças do bairro Urbis VI
Notícias
Postado em 15 de dezembro de 2017 as 19:51:55
Com muita música, brincadeiras e atividades esportivas, a 4ª edição do Prefeitura Móvel encantou a criançada do Bairro Urbis VI, oferecendo oficinas pedagógicas em parceria com a Secretaria de Educação. Quem compareceu ao local nesta sexta-feira, além de ter tido acesso aos serviços da prefeitura, como cadastramento do Bolsa Família e do Cartão SUS, pôde também levar os filhos para um dia inteiro de lazer.
Ao saber que o programa atenderia o bairro Urbis VI, Alane de Oliveira fez questão de se programar para levar a filha. “Além do acesso que temos aos serviços da prefeitura, eu pude trazer minha filha para se divertir com contação de histórias e brincadeiras. É legal porque isso incentiva muitas crianças a saírem das ruas, por meio da arte e do esporte”, afirma a mãe da jovem Rauany, de 6 anos. A pequena estudante também não escondeu a felicidade e logo comentou: “estou muito feliz por estar aqui, me divertindo, brincando e aprendendo”.

Alane e a filha Rauany: ““Além do acesso que temos aos serviços da prefeitura, eu pude trazer minha filha para se divertir”.
Segundo a Coordenadora Pedagógica, Fabrine Barros, cerca de 200 crianças passaram pelo stand do projeto na tarde de hoje. “A intenção do projeto Educarte é levar à comunidade os serviços que são oferecidos na rede municipal de ensino, como teatro, contação de histórias e atividades culturais”, afirmou.
Ainda buscando a inclusão das crianças da comunidade por meio de atividades educativas, o projeto contou com a presença do professor de capoeira Arquimedes Santos, que desenvolve atividades em parceria com o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social. “Hoje apresentamos a capoeira regional como ferramenta de inclusão, além de ensinar para as crianças coisas importantes da cultura e da história do Brasil”, comentou. Através dessa proposta pedagógica, jovens como Cauan dos Santos encontram a oportunidade de vivenciar o esporte e a cultura. “Hoje pude participar com o meu professor de uma roda de capoeira aqui no projeto. Fiquei muito feliz com a oportunidade, pois sei que esse é um esporte que ensina às crianças muitas coisas importantes, como obediência aos pais e responsabilidade”, contou o jovem de 14 anos.
Sobre o projeto – Essa é a 4ª edição do Prefeitura Móvel e o projeto continua na Urbis VI até sábado, 16. O principal objetivo é levar para perto da comunidade os serviços que são de interesse para a comunidade, como atendimentos de saúde e educação. Além das atividades, outros benefícios foram garantidos aos moradores da região: “Com essa ação no bairro Urbis VI, por exemplo, além dos serviços oferecidos, nós também estamos entregando 222 escrituras aos moradores de Renato Magalhães e também uma praça e uma pavimentação para a rua da escola Fidelcina Carvalho, que é onde está acontecendo a ação”, afirmou o coordenador do programa Prefeitura Móvel, Wal Cordeiro.