O penúltimo dia do Arraiá da Conquista, que durante 18 dias levou muito forró à Praça Nove de Novembro, contou, nessa quinta-feira (27), com apresentações da banda Coração de Palha e Nellya Lopes. O público, mais uma vez, lotou o espaço para arrastar o pé e mostrar que não tem ninguém cansado.

A banda Coração de Palha, conhecida do público de Vitória da Conquista de outras edições da festa, iniciou a programação por volta das 17h, com um repertório repleto de clássicos do forró. Quem está à frente da banda há pelo menos seis anos é a vocalista Danny Marques, que celebrou o sucesso da apresentação. “Nós ficamos super felizes e com o coração quentinho ao sentir a receptividade do público, isso só nos deixa cada vez mais orgulhosos e satisfeitos com o trabalho que vimos fazendo há muito tempo”, disse a cantora, que incluiu no repertório canções autorais da banda como o single “Saudade de Você”, que será lançada hoje (28), nas redes sociais do grupo.

Quem fechou a programação foi a cantora conquistense Nellya Lopes, que subiu ao palco às 19h30, e animou o público com um forró das antigas, xote, arrasta-pé e também arrocha para o público mais jovem. Nascida e criada em Vitória da Conquista, a artista enfatizou a emoção de cantar na Praça Nove de Novembro. “Para mim é muito gratificante tocar na praça da minha cidade, onde nasci, me criei, e me tornei a mulher guerreira que sou. Estou muito alegre de subir nesse palco e botar essa galera toda pra agitar”, declarou a cantora, que é conhecida pelo seu bordão “Chama ela que ela vem”.

Festa da paz, da alegria, da segurança e do forró

O forró da Praça Nove de Novembro já tem um público cativo, a exemplo do casal José Eduardo e Marivalda Moura que marcaram presença quase todos os dias da festa e não pararam de ‘forrozear’ um minuto. Frequentadores assíduos da praça, o casal fez questão de mencionar a importância da festa. “Essa festa é muito importante, porque é uma maneira das pessoas se divertirem e se distraírem. Nós curtimos bastante esse ano e ano que vem estaremos presentes novamente” garantiu Marivalda Moura.

“É uma festa de paz, de alegria e segurança. Você não vê brigas, só vê as pessoas dançando e as crianças brincando. O forró é uma dança que poderíamos dançar todos os dias que a gente não cansa. É muito bom dançar de casal e agarradinho”, disse José Eduardo, que juntamente a Marivalda mantiveram a alegria e o forró na ponta da língua e dos pés durante vários dias.

Quem passa pela Praça Nove de novembro todos os dias pode avistar o Sr. Ubiratã Almeida, sempre a caráter com seu chapéu de palha. Sempre disposto a dançar e muito cavalheiro, a maioria das moças quase nunca lhe negam o convite para uma dança. “Eu gosto muito de manter essa tradição junina. Esse forró é importante para que possamos recordar nossa cultura do Nordeste. Todos os dias eu venho, e já estou com saudade porque está quase terminando”, afirmou Ubiratã, que aos 75 anos também marcou presença em quase todos os dias do Arraiá da Conquista.

Arraiá da Conquista – A festa na Praça Nove de Novembro segue até hoje (28). No dia 29 de junho, o Arraiá da Conquista se encerra na Lagoa das Bateias.

O Arraiá da Conquista deste ano, além de estar presente na cidade, também foi para a Zona Rural nos dias 23 e 24, em 11 distritos e um povoado, com a contratação de cerca de 80 atrações locais.