Desenvolvimento Econômico
Postado em 30 de setembro de 2025 as 11:53:49
O Foyer do Planetário Everardo Públio de Castro, no Centro Cultural Glauber Rocha, recebeu nesta terça-feira (30) a abertura do projeto “Viver Melhor”, iniciativa do Instituto Casa da Cidadania com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE). Voltada a empreendedores individuais, a ação tem como foco a qualificação e o fortalecimento dos pequenos negócios locais.
O projeto oferece uma formação gratuita, com carga horária de 60 horas, abordando temas como gestão de negócios, vendas on-line, precificação e acesso a crédito. Segundo o coordenador da Casa da Cidadania, Anselmo Brito, ao final do curso os participantes poderão pleitear uma bolsa-crédito destinada a impulsionar seus empreendimentos. “Essa bolsa vai ajudar o empreendedor a investir em insumos ou equipamentos. A proposta é formar esses trabalhadores para que aprendam a gerir melhor seus negócios, vender pelas redes sociais e precificar corretamente seus produtos”, explicou Anselmo.
- Anselmo
- Nirlânia
A coordenadora da Sala do Empreendedor, Nirlânia Amorim, ressaltou a abrangência do apoio da Prefeitura ao setor. “Estamos atendendo desde os pequenos empreendedores, que ainda estão começando, até aqueles mais maduros. No projeto, o foco é em quem se encontra em situação de vulnerabilidade, com maiores dificuldades. Nossa intenção é que esses microempreendedores amadureçam, deixem essa condição e possam futuramente se consolidar como grandes empresários”, destacou Nirlânia.
A empreendedora Ana Paula Silva compartilhou sua experiência e destacou o valor da formação. “Comecei a empreender na área de alimentação depois de fazer cursos no Senai, mas senti necessidade de acompanhamento. Considero esse tipo de capacitação essencial, porque eu não sabia como administrar. Com esse aprendizado, espero alcançar meus objetivos e dar passos maiores no meu negócio”, disse Ana Paula.

Ana Paula