Pelo segundo ano consecutivo, os alunos do curso de ukulele do Conservatório Municipal de Música participaram do Recital de Primavera. O evento reuniu professores, familiares e amigos dos alunos, que, sob a regência do professor Raul Vilas Boas, apresentaram canções nacionais e internacionais.

O curso, que teve a primeira turma aberta no ano passado, tem cerca de 50 alunos. Um deles é Haniel Griom, de 8 anos. Para ele, participar de uma apresentação pública é muito interessante, apesar de ficar um pouco nervoso. Sobre o primeiro contato com o instrumento, Haniel informou que aconteceu no conservatório durante as aulas de violão popular. “O professor apresentou o ukulele e eu pedi ao meu pai para comprar um e já comecei a estudar”, disse.

Mãe do aluno Bernardo, de 14 anos, a professora Thaís Ferraz mencionou os bons resultados alcançados pelo filho e por outros alunos da instituição. “A gente percebe que é um trabalho muito bacana e ajuda também no processo de aprendizagem. O acesso à música é algo muito importante e eu fico muito feliz pela Prefeitura oportunizar para os jovens esse acesso que é muito significativo”, disse.

O coordenador do Conservatório Municipal de Música, Daniel Novaes, explicou que os recitais são fundamentais durante o processo de formação dos músicos. “Na sua formação ele precisa estar em contato com o público e com os palcos, então a gente promove o recital para que o aluno interaja e perca o medo”, completou.

Além do curso de ukulele, o conservatório oferece aulas de outros instrumentos, entre eles, violão popular, violão clássico, saxofone, piano, teclado, além de coral infantil. Para participar é preciso participar de um teste seletivo que acontece no início de cada ano.