A estudante Julya Cerqueira, 11 anos: “Sempre gostei muito de ler e tenho muitos livros em casa”

Alunos do 6º ao 9º ano de 34 escolas da Rede Municipal de Ensino participam do Projeto Lápis na Mão. Promovido pela TV Sudoeste, o concurso conta com apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Com o tema “Florestas e Livros: Lugares Encantados”, a iniciativa busca incentivar estudantes de escolas públicas no desenvolvimento da leitura e escrita, estimulando também a criatividade e o debate do assunto em sala de aula. “Esse concurso é mais uma oportunidade de motivarmos os nossos estudantes e valorizarmos os alunos e professores da escola pública”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ridalva Corrêa de Melo, Rosane Almeida.

A estudante Julya Cerqueira, 11 anos, é uma das alunas que já começou os preparativos para o projeto. “Ano passado eu ouvi falar do concurso e fiquei muito feliz em poder participar este ano”, disse. Sobre as expectativas para o concurso, a aluna, que adora ler, declarou: “sempre gostei muito de ler e tenho muitos livros em casa, mas esses dias me distraí com o celular. Agora, vou focar mais na leitura e na escrita e no tema deste ano, que está muito legal”.

Rosane Almeida, coordenadora pedagógica da Escola Ridalva Côrrea de Melo: “Esse concurso é mais uma oportunidade de motivarmos os nossos estudantes”

Segundo a coordenadora pedagógica do Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação, Alessandra Martins, os professores de Língua Portuguesa já estão trabalhando os temas em sala de aula. “Além disso, a Secretaria de Educação fará uma exposição de artes no dia da premiação. Assim, as escolas estão bem mobilizadas para o concurso”.

Ao final do Lápis na Mão, os alunos vencedores serão premiados conforme a colocação. Entre os prêmios, estão notebooks, tablets, smartphones e certificados. Em 2017, o estudante Cleiton Oliveira, da Escola Municipal Milton de Almeida Santos, foi um dos vencedores.