Notícias
Postado em 1 de dezembro de 2023 as 12:33:04
Após dois dias de treinamento, cerca de 70 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) do município receberam certificação para a utilização dos tablets e do novo sistema de informações +ACE, que agora farão parte das suas rotinas de trabalho.
Durante o encerramento, na última quinta-feira (30), o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues, reafirmou um dos objetivos da sua gestão em frente à pasta, que desde o início vem buscando melhorar os sistemas de dados do município. “Esses tablets têm um programa específico para o controle das arboviroses – dengue, zika e chikungunya – em Vitória da Conquista. É um momento ímpar, de revolução tecnológica desse trabalho que é fundamental e toda a população conhece há anos, e que vamos transformar ainda mais com essa ferramenta agregada”, afirmou Vinícius.
Atuando há 21 anos como agente, Ivanete Mendes afirmou que essa mudança é grande, mas está pronta para superar qualquer dificuldade referente ao uso da nova tecnologia. “Para a gente vai ser um desafio, mas é para melhorar os trabalhos e o levantamento de dados. Com certeza vai nos ajudar muito no trabalho de campo, porque antes nós carregávamos e preenchíamos muitas fichas na porta do morador. Agora nós temos um sistema simplificado”, disse a agente.
Hélio Santos, agente de endemias há 23 anos, ficou feliz ao receber a nova ferramenta que vai otimizar o seu trabalho, deixando de lado o preenchimento manual que era feito anteriormente. “O tablet veio para ajudar a gente nesse trabalho e temos que acompanhar a tecnologia, porque isso auxilia na rotina de visitas”, ressaltou ele.
- Ivanete Mendes
- Hélio Santos
A Coordenação Estadual do Sindicato dos Agentes Comunitários e de Combate à Endemias (Sindacs), representada por Rita Suzana e Maria Luiza Moraes, também esteve presente no momento. Rita relembrou o período de adaptação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que também agregaram os tablets na rotina de trabalho em 2022, mas que de pouco a pouco as dificuldades foram superadas com o apoio mútuo entre a categoria e o município.
O secretário ainda destacou que a capacitação e entrega dos tablets é mais um dos investimentos da Prefeitura para a valorização da categoria. Além disso, relembrou que no mês de outubro, os profissionais receberam novos kits de fardamento e reajuste salarial de 10,18%, concedido no início deste ano.

Rita Suzana
Por meio do aplicativo +ACE pode ser feito o cadastro off-line de imóveis e registrar as visitas realizadas, programar ciclos e atividades do Levantamento de Infestação do Aedes aegyti, coletar dados de endemias (como dengue, leptospirose, chagas, dentre outros) e a gestão das análises de exames laboratoriais. Além disso, o sistema dará autonomia e gerenciamento municipal sobre as informações que são necessárias para o trabalho de controle, como o georreferenciamento das visitas, mapas de calor indicando os locais com maior concentração de focos e compilação automática dos boletins epidemiomólogicos.