Desenvolvimento Social
Postado em 6 de maio de 2024 as 18:15:06
Foi realizado nesta segunda-feira (6), no colégio Opção, o primeiro encontro do 2º Fórum Comunitário do Selo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizado pela Prefeitura. O fórum é requisito obrigatório para a certificação do Selo Unicef, que atesta os avanços nas condições de vida de crianças e adolescentes do município.

Em Vitória da Conquista, as ações do Selo Unicef são realizadas pelo Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca), responsável pela mobilização dos jovens para participarem, na tarde de hoje, dos grupos que deverão desenvolver projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes de zero a 18 anos incompletos.

Após o credenciamento, os adolescentes e demais inscritos no fórum foram distribuídos em oito grupos de trabalho, para discutir propostas e sugerir ações a serem implementadas em áreas, como, desenvolvimento infantil, educação de qualidade, hábitos de higiene, oportunidade profissional, proteção social, resposta à violência e participação cidadã. O evento visa também avaliar os resultados alcançados pelo município, por meio do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, elaborado e aprovado no 1º Fórum Comunitário, em fevereiro de 2022.

Participante do Nuca, Yuri Carvalho falou da importância de participar do fórum para discutir políticas voltadas aos próprios adolescentes. “Acho importante porque, através do Nuca, aprendemos coisas que nunca pensaria em aprender. E com a participação neste fórum nos tornamos cada vez mais cientes do que está acontecendo na sociedade”, declarou Yuri.
Para a adolescente Ketelen Moreira, o fórum é uma grande oportunidade aos jovens de acompanhar e participar de políticas que favoreçam a garantia de direitos. “Acho de extrema importância que todos os adolescentes possam ter essa rede de apoio que é o Nuca. Estamos aqui para adquirir conhecimento, para crescer e se capacitar”, destacou Ketelen.

A articuladora do Selo Unicef em Vitória da Conquista, Laís Pinheiro, destacou que esse é o momento de avaliar as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal, que foi elaborado e aprovado em 2022, no 1º Fórum Comunitário. “Não somente para que a gente alcance o Selo Unicef enquanto certificação, mas que realmente o nosso município alcance as metas que visam à diminuição de vulnerabilidade de crianças e adolescentes no nosso município. E isto nós já estamos conseguindo”, afirmou Laís.
Laís ressalta ainda que através dos esforços intermunicipais, Vitória da Conquista conseguiu realizar avanços expressivos como o Plano de Ação pelos Direitos da Criança e do Adolescente. “Conseguimos ir além, principalmente, no que diz respeito à proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência”, complementou Laís.

Na edição 2017-2020, Vitória da Conquista recebeu a certificação por meio de um esforço conjunto de todo o Governo Municipal, a exemplo das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. O selo é um reconhecimento internacional pelos avanços e melhorias das condições de vida de crianças e adolescentes no município.

A próxima etapa do Fórum Comunitário acontece no próximo dia 15, no auditório Lúcia Dórea, no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), onde serão apresentados o resultado dos grupos de trabalho e as ações realizadas pelo Selo Unicef no município, com apresentações culturais e participações dos adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca).









