Notícia Destaque
Postado em 2 de junho de 2020 as 09:24:44
A Prefeitura de Vitória da Conquista tem agido com antecipação e empenho nas frentes de prevenção e combate à Covid-19. Desde muito antes da chegada do novo coronavírus à cidade, o Governo Municipal já estava na vanguarda das medidas visando a proteção e saúde da população.

Uma das decisões mais importantes foi o rápido fechamento das atividades comerciais não essenciais e escolas. A redução da circulação das pessoas pelas ruas possibilitou que o Município mantivesse sob controle as taxas de contaminação. Agora, com a reabertura gradual e coordenada, a Prefeitura segue atenta, monitorando as taxas de contaminação e ocupação de leitos para decidir sobre o avanço para a abertura de outros estabelecimentos.
Outra medida essencial foi a criação do Centro de Atenção Municipal Covid-19, espaço totalmente destinado ao tratamento de pacientes vítimas do coronavírus. Além disso, a Prefeitura contratou 30 leitos no Hospital São Vicente de Paulo, sendo 20 clínicos e 10 de UTI, também para cuidado exclusivo de pessoas com a Covid-19. Os servidores da Rede Municipal de Saúde foram devidamente capacitados para tratar esses pacientes.
Para dar mais celeridade aos diagnósticos, os técnicos do Laboratório Municipal de Vitória da Conquista foram capacitados para realizar o exame PCR-RT. Além disso, o Município adquiriu 7 mil testes rápidos para Covid-19, somando-se aos 5.600 testes recebidos do Governo Federal. Servidores da área de saúde e assistência social, que estão na linha de frente do enfrentamento, estão recebendo testagem prioritária.
As feiras livres, hospitais, ruas, avenidas e locais com grande circulação de pessoas têm sido frequentemente higienizados. Ainda no cuidado com a limpeza, a Prefeitura instalou 50 pias na Ceasa e em feiras livres da cidade, onde também tem feito distribuição de máscaras reutilizáveis. Os ônibus coletivos estão recebendo higienização periódica, além de limitar a lotação ao número de assentos para evitar aglomerações.
A atenção também está voltada às populações mais vulneráveis. Nesse sentido, a Prefeitura ampliou o atendimento às pessoas em situação de rua, inclusive com a implantação de abrigos provisórios. Também têm sido realizados mutirões para cadastramento do auxílio emergencial na zona rural, ações educativas, distribuição de máscaras em comunidades quilombolas e entrega de kits alimentares a estudantes das escolas municipais.
Para não interromper o atendimento à população, muitos serviços municipais foram adaptados para plataformas online. Os estudantes da Rede Municipal também foram contemplados com um espaço virtual para manter a prática dos estudos. Além disso, para dar suporte aos comerciantes locais que estão temporariamente impedidos de abrir suas lojas, a Prefeitura criou um software para intermediar vendas de produtos e serviços online.
Ainda na frente de combate ao vírus, o Governo Municipal criou o Call Center para dúvidas sobre a Covid-19 e a Central de Monitoramento da Covid-19. E, por meio de uma parceria com o Ministério Público, está sendo possível notificar pacientes que recusarem a coleta de amostra para exame ou cumprir isolamento.
Para fiscalizar o cumprimento de muitas dessas medidas, a Prefeitura criou a Central de Orientação e Fiscalização para Enfrentamento à COVID-19. Os agentes estão presentes em feiras livres, barreiras sanitárias e estabelecimentos comerciais. Para isso, foi implantada uma frota de 10 veículos destinados exclusivamente para esse trabalho de fiscalização.
E durante esses três meses de intenso trabalho, a Secretaria de Comunicação tem levado para a população de Vitória da Conquista notícias completas e transparentes porque a informação também é uma arma importante na luta contra o coronavírus.
Além de todas essas iniciativas, a Prefeitura de Vitória da Conquista acumula muitas outras decisões em prol do combate e controle ao novo coronavírus. Para conhecer todas elas, clique aqui.







