Desenvolvimento Social
Postado em 31 de outubro de 2023 as 10:03:13
O Cras Vila América e a Faculdade Santo Agostinho realizaram uma ação comunitária voltada para as idosas acompanhadas na unidade, com a oferta de oficinas e rodas de conversa com o objetivo de fortalecer os laços comunitários.
As idosas do Cras Vila América já vinham sendo acompanhadas pelos estudantes da Fasa ao longo de algumas semanas, culminando com a realização do projeto, quando foram realizadas oficinas de confecção de velas aromáticas, vasos para plantas, panos de prato e crochê, além de rodas de conversa sobre alimentação saudável, prática de atividades físicas na terceira idade e cuidados relacionados ao uso de medicações.
- A coordenadora do projeto, Zuinara Maia, Kelly e Martha
- Irailde
A gerente do Cras Vila América, Kelly Newton, enfatizou como o momento foi importante, pois permitiu que as idosas tivessem momentos de lazer e acesso a informações importantes sobre alimentação saudável e bem-estar na terceira idade. “É muito gratificante proporcionar momentos de integração e fortalecimento de vínculos dentro da nossa comunidade. Ficamos felizes em formar parcerias e receber um retorno positivo das idosas”, afirmou Kelly.
De acordo com a professora da Fasa, a proposta da disciplina é estimular os alunos a atuarem com a comunidade e grupos em situação de vulnerabilidade social. “Os estudantes ouviram as demandas dessas mulheres e elaboraram propostas de intervenção que possam trazer melhorias para a comunidade. As oficinas de hoje estão focadas em cuidar da saúde mental e promover momentos de integração entre elas”, explicou Martha.
Dessa forma, a ação proporcionou momentos enriquecedores para a formação dos estudantes e momentos de lazer e fortalecimento de vínculos entre as idosas. Foi o caso da Srª Irailde Santana, de 69 anos, que participou de todas as atividades e relatou estar encantada, em especial pela oficina de crochê. “Estão sendo momentos muito felizes e especiais para mim. Adoro estar junto das minhas amigas e aprender coisas novas.”